Mundo Manga

MangaDex é removido do Tachiyomi a pedido da Kakao Entertainment

MangaDex é removido do Tachiyomi a pedido da Kakao Entertainment

Um duro golpe para quem usa o aplicativo para celular Tachiyomi, para quem não conhece o Tachiyomi, é um aplicativo para celular em que você pode adicionar “extensões” de sites para poder ler os mangás disponíveis nesses sites.

Por exemplo, é possível baixar o Tachiyomi e colocar a extensão do MangaDex e ler os títulos que estão nesse site, bom, era, por causa da Kakao Entertainment isso não será mais possível.

MangaDex é removido do Tachiyomi a pedido da Kakao Entertainment

tachiyomi

Na página do Github do Tachiyomi, eles explicaram que tiveram que remover algumas fontes de mangás do aplicativo, as remoções foram divididas em 3 tipos.

  1. Fontes com muitas propagandas
  2. Fontes que exigem quebra de código-fonte de algum aplicativo (algo que ninguém faria).
  3. Fontes com muitos pedidos de DMCA

Dos três pontos o que chama a atenção é o item 3, fontes que acabaram com pedidos de DMCA, basicamente segundo o Tachiyomi, eles tiveram que remover as seguintes fontes a pedido da Kakao Entertainment, que é uma editora sul coreana.

As fontes removidas foram:

  • 1st Kiss-Manga
  • Bato.to
  • Mangadex
  • NewToki / ManaToki
  • S2Manga

Como podem reparar, o MangaDex se encontra na lista e será removido do Tachiyomi, o MangaDex deve ser um dos maiores sites de mangás piratas da atualidade, tendo um verdadeiro arsenal de mangás e webtoons disponíveis.

Sites Manga Livre e MangaHost saem do Ar

Você pode conferir a lista completa de todas as remoções de fontes do Tachiyomi aqui. Vamos ver como os otakus reagiram a essa notícia?

“Eles podem fazer isso? Tipo, proibir o MangDex de publicar os trabalhos dele é uma coisa, mas eles podem realmente pedir isso?”

“Isso iria acontecer uma hora ou outra”

“Ainda bem que eu leio no próprio MangaDex”

“Kakao está irritado não porque o webtoon deles está no MangaDex, mas porque o MangaDex estava no Tachiyomi?”

“”Solicitado” haha, é praticamente impossível impedir alguém de adicionar a extensão manualmente de qualquer maneira, é um aplicativo android gratuito e de código aberto.”

“E agora não há mais nenhum lugar para ler mangá legalmente, exceto o MangaPlus. Existem alguns mangás que nunca são licenciados e nunca recebem traduções oficiais para o inglês, daí surgem as traduções feitas por fãs. Preocupa-me que isso afete a popularidade dos mangás.”

“Espera, não deveriam ir atrás do próprio site?!? O Tachiyomi apenas pega os capítulos de lá e os coloca em um leitor.”

“Lá vem a Kakao de novo, como se eles não tivessem arruinado seus próprios aplicativos (Tapas, Radish, etc.), eles querem arruinar outros também.”

“E pensar que ainda há pessoas que apoiam a Kakao.”

“Isso é ridículo, alguns títulos têm links para as fontes oficiais para ajudar com o problema da pirataria; não entendo por que a Kakao não poderia fazer isso com o site em questão.”

Como chegamos a reportar aqui, andamos vendo uma recente crescente entre editoras sul coreanas contra a pirataria de seus webtoons, tendo por exemplo a Never Webtoon derrubado vários sites piratas.

Mangás em promoção aqui

Nos siga no Google News para receber nossas últimas notícias

Posts Relacionados

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube