Mundo Manga

Artista de Fire Emblem Engage se desculpa por tweets antigos sobre pirataria

Artista de Fire Emblem Engage se desculpa por tweets antigos sobre pirataria

A artista de Fire Emblem Engage, Mika Pikazo, teve que se desculpar em sua conta oficial do Twitter por tweets de 9 anos atrás onde ela falava de forma positiva sobre a pirataria.

Mika Pikazo é uma ilustradora e designer de personagens japonesa famosa por seu estilo de arte colorido e vibrante. Ela é conhecida por trabalhar em Fire Emblem Engage da Nintendo, a light novel Apocalypse Witch: To the Strongest of an Age of Plenty e vários designs de personagens para Fate/Grand Order.

Artista de Fire Emblem Engage pede desculpas por tweets antigos sobre pirataria

Recentemente, vários tweets antigos da artista de Fire Emblem Engage foram desenterrados pelos usuários, causando reações negativas, já que ela dá sinal positivo para a pirataria nesses tweets.

Os tweets da artista de Fire Emblem Engage são de 2014, durante a estadia de 2 anos da artista no Brasil após terminar o ensino médio (como revelado nessa entrevista que ela deu ao Pixivision)

artista de fire emblem engage

Os tweets já foram apagados, mas quanto ao conteúdo, a artista fala sobre como estar no Brasil mudou sua visão sobre a pirataria e como é muito mais fácil baixar conteúdo pirata do que comprar CDs e DVDs caros.

Em 13 de julho, a artista de Fire Emblem Engage abordou o assunto em um tweet no qual ela se desculpa por suas palavras e ações e diz que não tinha um entendimento profundo o suficiente sobre pirataria na época, apesar de ser uma criadora, e menciona estar sob a influência de um ambiente diferente.

As respostas ao tweet foram positivas, com muitos usuários dando apoio à ilustradora. No entanto, a ilustradora recebeu críticas de alguns usuários por conta das suas peças de exibição terem um estilo parecido com as obras do ilustrador Yoneyama Mai.

artista de fire emblem engage

Algumas pessoas acharam as obras bem parecidas e suspeitaram que a artista estava copiando. Veja abaixo um tweet comparativo das peças de exposição dos dois artistas.

Teve gente que disse que esse pedido de desculpas sobre a pirataria é uma forma de desviar a atenção das pessoas das acusações de cópia, querendo que esse problema também seja resolvido.

”Não acho que pirataria seja o assunto discutido desta vez. Gostaria de pedir que você explicasse sua mentalidade em relação ao fato de que seus conceitos, estilo e técnicas de exibição em sua próxima exposição, bem como na anterior, são muito semelhantes aos de uma determinada pessoa. Você costumava ter um estilo que só você conseguia usar, então os últimos anos foram realmente uma pena.”

Enfim, fato é que a pirataria é prejudicial para a indústria de anime e mangá, e a artista fez bem em se desculpar sobre esses tweets antigos de 2014.

Via: Automaton

Mangás em promoção aqui.

Leia Mais posts na Você Sabia Anime