Polêmicas

Dubladora da Futaba reclama de IA imitando sua Voz

Dubladora da Futaba reclama de IA imitando sua Voz

A dubladora americana da Futaba, do game e anime Persona 5, apagou o seu perfil no Twitter após se envolver em uma treta online em relação ao uso de voz criadas por IA.

Dubladora da Futaba reclama de IA imitando sua Voz

Tudo começou quando um fã upou um “cover IA” no Youtube, onde a IA imitava a voz da Lindbeck (nome da dublaora da Futaba), cantando a música “Welcome to the Internet” (bem-vindo a internet).

Ela descobriu o vídeo e não gostou nem um pouco de ver a sua voz sendo usada para um vídeo sem a sua permissão, foi ai que ela começou uma campanha no Twitter pedindo que o vídeo do cover fosse apagado da internet.

Até porque escutando a música, a sua versão IA fala uma palavras pesadas que normalmente ela não falaria. Enfim, após a reclamação da dubladora da Futaba, o uploader original deletou o seu vídeo, porém, você sabe como é a internet e foi isso o que aconteceu:

Dubladora da Futaba reclama de IA imitando sua Voz

“Vocês realmente assediaram Erica Lindbeck até ela sair do Twitter porque ela pediu que os covers de IA usando sua voz fossem removidos do Youtube. Esses mesmos idiotas decidiram reupar os vídeos após o original ter sido apagado”.

O cover da Futaba cantando Welcome to the Internet foi reupado várias vezes no Youtube, e segundo o que algumas pessoas falaram, teve gente que foi assediar a Erica Lindbeck por conta disso, e isso fez com que ela deletasse o seu perfil do Twitter (mas como essa postagem demorou a sair, ela já voltou).

Estava até demorando a rolar algum problema mais pesado em relação a alguma pessoa da indústria reclamar de vozes feitas por IA.

Mangás em promoção aqui.

Leia Mais posts na Você Sabia Anime

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube