Dubladora da Futaba reclama de IA imitando sua Voz
A dubladora americana da Futaba, do game e anime Persona 5, apagou o seu perfil no Twitter após se envolver em uma treta online em relação ao uso de voz criadas por IA.
Dubladora da Futaba reclama de IA imitando sua Voz
Tudo começou quando um fã upou um “cover IA” no Youtube, onde a IA imitava a voz da Lindbeck (nome da dublaora da Futaba), cantando a música “Welcome to the Internet” (bem-vindo a internet).
Ela descobriu o vídeo e não gostou nem um pouco de ver a sua voz sendo usada para um vídeo sem a sua permissão, foi ai que ela começou uma campanha no Twitter pedindo que o vídeo do cover fosse apagado da internet.
Até porque escutando a música, a sua versão IA fala uma palavras pesadas que normalmente ela não falaria. Enfim, após a reclamação da dubladora da Futaba, o uploader original deletou o seu vídeo, porém, você sabe como é a internet e foi isso o que aconteceu:
“Vocês realmente assediaram Erica Lindbeck até ela sair do Twitter porque ela pediu que os covers de IA usando sua voz fossem removidos do Youtube. Esses mesmos idiotas decidiram reupar os vídeos após o original ter sido apagado”.
Mfs really harassed Erica Lindbeck off of Twitter because she requested AI covers using her voice be removed from YouTube. These same assholes decided they’re going to reupload them to the platform after the individual took them down. pic.twitter.com/byxU1Ospe4
— Cris 𒉭 🐝🇵🇷 (@CrisThaStampede) July 8, 2023
O cover da Futaba cantando Welcome to the Internet foi reupado várias vezes no Youtube, e segundo o que algumas pessoas falaram, teve gente que foi assediar a Erica Lindbeck por conta disso, e isso fez com que ela deletasse o seu perfil do Twitter (mas como essa postagem demorou a sair, ela já voltou).
Estava até demorando a rolar algum problema mais pesado em relação a alguma pessoa da indústria reclamar de vozes feitas por IA.
Leia Mais posts na Você Sabia Anime
- Mengo diz que Oshi no Ko não é para crianças
- Alguns Japoneses apoiam o Ship Aqua e Ruby
- Konami é a empresa com mais patentes na indústria de jogos do Japão