Autora de mangá diz que seu trabalho não é voluntário, pede para pararem de ler versões pirata

Autora de mangá diz que seu trabalho não é voluntário, pede para pararem de ler versões pirata

Mais um caso de uma autora de mangá pedindo para que os fãs não leiam a versão pirata de sua obra, desta vez é Gino0808, autora dos mangás Egoist Blue e atualmente publicando Yukionna to Kani wo Kuu.

Ela explicou em sua conta oficial que mangakás não são voluntários, e que se você não pode pagar para ler, não leia a versão pirata.

”Eu quero que mangás piratas desapareçam, mesmo que eles continuem sendo postados, se as pessoas parassem de ler, seria bom. Se você acha que não quer gastar dinheiro para ler meu mangá, é um sinal que eu e meu mangá não são bons o suficiente, e essa decisão é sua, mas se você acha que é bom o suficiente para ler a versão pirata, eu prefiro que você nem leia”.

Isso foi publicado no dia 4 de Janeiro, e como já disse, não é a primeira vez que uma pessoa que faz mangá vai à internet reclamar.

E ela disse mais:

”Nós não desenhamos mangás como voluntários, é um produto valioso, eu às vezes escuto as pessoas falando que elas leem pirata para espalhar, mas isso é tatemae* (costume de falar uma coisa mas na verdade fazer outra). Será que os pirateiros acham que mangá é feito por uma pessoa com talento que apenas tem a ideia aparecendo na cabeça, e que desenha sem nenhum esforço? Mangá é o resultado de criadores usando anos de suas vidas e pegando o risco de acabar no vermelho para que eles consigam pagar seus assistentes”.

Enfim, comentem o que vocês acham do que ela disse.

Gostou do post? CURTA nossa página no Facebook! SIGA o Hoss no Twitter e nosso PERFIL no Instagram!

Sugestões? Correções? Proposta comercial?
Envie um e-mail para: [email protected]

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube

%d blogueiros gostam disto: