Assistente Virtual em Estação é acusada de promover Sexismo

Assistente Virtual em Estação é acusada de promover Sexismo

Você acha que ela promove o Sexismo?

Recentemente foi aberto o novo Takanawa Gateway Station, onde foi implantado uma grande quantidade de tecnologia para atender quem passa por lá, incluindo painéis de atendimento com duas IA, uma de um homem em um visual realista:

E um de uma personagem em visual anime fofinha:

Os pontos de atendimento:

As duas IA atendem em japonês, inglês, chinês e coreano e servem dando informações sobre os trens, estabelecimentos locais etc.

A personagem em visual anime possui o nome de Shibuya Sakura, e ela levantou polêmica no twitter porque fica mexendo no cabelo, acena as mãos, sorri e responde perguntas ”sexistas”, abaixo tem um vídeo dela em ação:

E o que rolou? Bom, inicialmente mulheres feministas japonesas começaram a reclamar da Sakura, acusando a assistente virtual de ser sexista.

A reclamação é que o atendente virtual masculino é todo sério enquanto a feminina é uma personagem de anime fofa, que responde perguntas sobre as 3 medidas dela, se ela tem namorado, etc enquanto que o homem é todo sério.

O perfil acima juntou vários tweets de mulheres reclamando da assistente virtual, caso queira dar uma olhada mais a fundo, e algumas pessoas no ocidente também começaram a apoiar as feministas japonesas, reclamando da Sakura.

Algumas pessoas agora temem que ela seja removida por causa das reclamações, igual ao que aconteceu com a Uzaki-chan na doação de sangue ou com Love Live com as laranjas.

Você pode ver muitos outros prints de gente reclamando da Sakura aqui.

Kikuchi Natsuno, professora de estudo sobre gêneros, disse que apesar do movimento MeToo, ainda existe IA como a Sakura que suporta de forma gentil perguntas assediadoras.

Recentemente uma estação japonesa visando ”eliminar as diferenças de gêneros”, aboliu para o uniforme das mulheres saias e laços, agora elas usam calças iguais aos homens.

O que vocês acham sobre o assunto? Eu acho que ela vai ser removida, as empresas costumam tirar quando reclamações no twitter surgem assim, não acho que a Sakura deve continuar.


Apoie a VSA doando pelo Paypal, Curta a gente no Face, Insta e Twitter! Compre Mangás na Amazon