Anime

YouTube e Twitch devem compartilhar a receita com os criadores de jogos segundo Hiromichi Takahashi

YouTube e Twitch devem compartilhar a receita com os criadores de jogos segundo Hiromichi Takahashi

YouTube e Twitch devem compartilhar a receita com os criadores de jogos? Hiromichi Takahashi é presidente da AMATA, uma empresa de jogos que até agora desenvolveu games de realidade virtual. Takahashi diz que o YouTube e a Twitch devem compartilhar a receita com os desenvolvedores de jogos.

Ele começou dizendo que o YouTube e a Twitch são capazes de detectar quais jogos são apresentados nos vídeos postados e transmitidos em suas plataformas.

Em 2019, a Twitch adquiriu o Internet Game Database (IGDB), um banco de dados online sobre jogos que é usado para obter dados sobre títulos e gêneros de jogos.

O YouTube também possui um recurso que detecta o jogo que está sendo jogado em um vídeo e gera automaticamente um link para o jogo na descrição do vídeo.

YouTube e Twitch devem compartilhar a receita com os criadores de jogos segundo Hiromichi Takahashi

Takahashi afirma que, usando esses recursos, um sistema deve ser introduzido para distribuir a receita de publicidade da reprodução de vídeo também para os desenvolvedores de jogos:

“Como é possível detectar quais jogos estão sendo transmitidos no YouTube e na Twitch, acredito que os desenvolvedores de jogos também deveriam receber uma parte da receita gerada pela reprodução de vídeos e afins. O fato de que a indústria da música está fazendo isso, enquanto a indústria de jogos não está, realmente não me agrada, pois significa que eles não estão dispostos a retribuir aos desenvolvedores.

Em uma nota relacionada, a Twitch opera o igdb.com como um banco de dados de títulos de jogos, e o YouTube também gera automaticamente links de títulos para vídeos de jogos. Ou seja, ambas as plataformas são capazes de identificar os títulos dos jogos apresentados nos vídeos.”

As plataformas e as perdas de vendas dos jogos

Embora ele reconheça que os let’s play e as transmissões ao vivo são uma boa maneira de promover jogos, Takahashi apontou que alguns jogos têm pouco benefício com eles no que diz respeito à publicidade.

Ele explicou que, no caso de jogos de aventura e outros tipos de jogos que podem ser consumidos apenas assistindo aos vídeos, é difícil saber o quanto o jogo está sendo promovido e quanto acaba sendo uma perda de oportunidade.

Em outras palavras, para jogos com narrativas lineares, se as pessoas assistirem a toda a história através de um vídeo, é provável que percam o interesse em comprá-lo e jogá-lo. Isso significa que existe uma possibilidade relativamente alta de perder vendas para clientes em potencial.

Para evitar tais perdas, foram estabelecidas diretrizes de streaming para alguns jogos, como Tsukihime Remake, que proíbe o compartilhamento de grande parte do jogo.

youtube e a twitch devem compartilhar a receita

Outras séries como Persona também têm diretrizes sobre transmissões ao vivo e conteúdo de vídeos.

youtube e a twitch devem compartilhar a receita

Takahashi expressou a preocupação de que, se a atual estrutura de compartilhamento de receita for mantida, os tipos de jogos que perdem oportunidades dessa maneira podem gradualmente parar de serem feitos. Ele também afirma que isso pode levar a uma perda de diversidade nos jogos.

Apesar de tudo, existem alguns sistemas que permitem que os desenvolvedores de jogos recebam receita de conteúdo de vídeo e transmissões ao vivo.

Temos como exemplo, o Niconico que possui um sistema que permite aos usuários especificar o jogo em destaque ao postar e transmitir vídeos, oferecendo incentivo aos desenvolvedores de jogos. A PLAYISM, uma marca editorial operada pela Active Gaming Media, proprietária desse site, também trabalha com a Niconico dessa forma.

Esse tipo de sistema requer uma cooperação entre o desenvolvedor do jogo e a plataforma de distribuição de vídeo, portanto, se um sistema semelhante pode ser implementado no YouTube e na Twitch também depende dessas partes.

De qualquer forma, pode continuar havendo pedidos de mudança na estrutura de compartilhamento de receita para conteúdo relacionado a jogos em plataformas como YouTube e Twitch.

Via: Automaton

Leia Mais posts na Você Sabia Anime