Anime

Figure de Atelier Sophie alvo de Reclamações por Promover Crime contra Mulher

Figure de Atelier Sophie alvo de Reclamações de Feministas

Você conhece a série Atelier? Não? É uma série de JRPGs onde em todos os jogos você acaba controlando uma garota que quer se tornar a melhor alquimista que ela pode ser. Os jogos costumam ser descritos como “Slice of life JRPG” pois costumam ser bem calmos e relaxantes.

Você pode não conhecer a série mas deve já ter visto sobre a Ryza e sobre o tamanho de suas coxas, a série apesar de calma sempre teve algum tipo de fanservice e isso não é diferente com outros títulos que não sejam da Ryza.

Nova Figure ecchi de Atelier Sophie

Além da Atelier Ryza, temos a Atelier Sophie, que é na realidade a protagonista favorita dos japoneses, e recentemente uma nova figura dela foi divulgada. A figura mostra a Sophie com uma expressão de irritabilidade enquanto tenta se cobrir com um vestido que ela vai usar enquanto está de roupa íntima:

Figure de Atelier Sophie alvo de Reclamações de Feministas

A figura é de natureza ecchi, algo que a Sophie não está livre nem nos games, visto que é possível colocá-la apenas de biquíni no seu próprio jogo como você pode ver abaixo:

Figure de Atelier Sophie alvo de Reclamações de Feministas

Figure de Atelier Sophie alvo de Reclamações por Promover Crime contra Mulher

Tudo começou quando a conta oficial da revista de games Famitsu publicou divulgando a nova figura da Sophie. A publicação alcançou quase 30 milhões de visualizações, pois uma controvérsia se formou em volta.

Figure de Atelier Sophie alvo de Reclamações de Feministas

Logo uma guerra começou nos comentários dessa publicação, com alguns perfis que se identificam como feministas reclamando da figura. O argumento é que a figura está mostrando uma garota, menor de idade, em uma situação vulnerável.

Acontece que a figura em questão é baseada no primeiro jogo, nesse jogo Sophie tem apenas 16 anos, e apenas no segundo jogo que ela já é uma adulta aos 19 anos e então algumas pessoas estão usando isso de argumento para falar que a Famitsu “apoia” abuso contra menores.

Uma outra pessoa fez sua versão da ilustração, mas dessa vez com um garoto:

Figure de Atelier Sophie alvo de Reclamações por Promover Crime contra Mulher 1

Um fã dos jogos comentou que a figura é baseada em uma ilustração que foi distribuída em 2016, durante o lançamento do primeiro jogo, e que naquela época não houve toda essa controvérsia, porém que agora, por ter virado uma figura, está havendo esse problema e se pergunta o porquê disso.

Respondendo à pessoa acima, um outro perfil disse: “A ideia de que as coisas que gostamos devem ser conhecidas pelo público em geral sempre me pareceu um pouco arrogante ou excessivamente autoconsciente. Acho que esse tipo de pensamento é um dos aspectos negativos da cultura otaku moderna. Existem muitas coisas que os otakus conhecem e o público em geral não, então não é normal não saber sobre essas coisas?”.

Figure de Atelier Sophie alvo de Reclamações por Promover Crime contra Mulher 2

O perfil do print acima comentou: “Eles falam sobre não poder distinguir entre realidade e ficção, mas isso é claramente uma figura feminina criada a partir de uma ‘mulher real’, não é? Mesmo que seja uma cena em que essa mulher está sofrendo abuso sendo usada para lucro de forma insensível, não é de se esperar que as mulheres reais reclamem? Pelo menos, faça isso onde as mulheres reais não vejam.”

Defendendo a figura, um otaku disse: “No passado, as pessoas falavam que se você assistisse anime, lesse mangá ou jogasse jogos, você não conseguiria diferenciar a realidade da ficção.

Na real, as pessoas que não são familiares com essas coisas tendem a falar de direitos humanos de algo que não existe. Pessoas que não conseguem distinguir realidade de ficção estão mais em evidência. E mesmo que a gente arrumasse tudo baseado em suas reclamações, não adiantaria”.

Abaixo tem alguns outros comentários feitos na publicação da Famitsu:

“”Movimentos fofos de raiva” são a coisa mais nojenta. O que é a Famitsu…”

“Espiar também é um crime sexual. O Japão tem muitas pessoas com desejos sexuais criminosos, não é?”

“O Japão está em declínio econômico porque só faz coisas como vender corpos de mulheres. No próximo ano, será ultrapassado pela Índia em termos de PIB. Não conseguem fazer um trabalho decente, afinal.”

“Pare de menosprezar a dignidade, a mágoa e a raiva das pessoas que são pisoteadas e feridas e protestam contra isso, usando expressões pequenas como “movimentos fofos de raiva”. Somos contra a banalização de crimes sexuais”

“Protesto contra a Famitsu.com, que promove figuras que consomem o crime de voyeurismo, degradando as figuras otaku como potenciais criminosos sexuais com percepções distorcidas. Eles são viciados em sexo. Suas percepções estão distorcidas.”

“Transformar um ato criminoso como a espiada, que é violência sexual, em uma figura e apreciá-la como ‘fofa’ é desprezível. Além disso, expor-se de lingerie diante do espelho mostra desespero e falta de humanidade.”

via Yaraon

Mangás em promoção aqui

Nos siga no Google News para receber nossas últimas notícias

Posts Relacionados

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube