Mundo Anime

Série Atelier abandonando o Fanservice?

Série Atelier abandonando o Fanservice

Uma recente publicação do dia Nintendo Life viralizou nas redes sociais recentemente, se trata de uma entrevista com o produtor do game Atelier Ryza 3, ao qual ele teria disso que estava fazendo um “esforço consciente para se afastar do Fanservice” que a série ficou conhecida.

A série de JRPGs Atelier é bem antiga, a série começou com Atelier Marie: Alchemist of Salburg lançado em 1997 para o Playstation 1, e vendo todos os games até chegar em Ryza, nenhum tem fanservice forte, as garotas são no máximo fofas (tirando talvez Plachta de Atelier Sophie), Ryza foi a primeira praticamente que se mostrou mais “fanservice”, com as coxas dela tendo muito destaque.

Atelier abandonando o Fanservice

Até por causa disso Atelier Ryza é o game que mais vendeu em toda a série, então sim, o fanservice ajudou sim a alavancar as vendas e a série é bem mais conhecida agora.

Como assim Série Atelier abandonando o Fanservice?

E então a galera nas redes sociais ficou bastante preocupada, como assim o produtor quer fugir do fanservice que primeiramente ajudou a série a ficar mais conhecida?

Enfim, vamos ver a exata pergunta que o site Nintendo Life fez ao Hosoi-san, produtor da série e o que foi exatamente o que ele disse?

Depois de fazer review de todos os jogos no Switch da série nos últimos anos, notamos uma mudança do que você pode chamar de estilo mais ‘fan-service’ para RPGs que parecem estar tentando atrair um público muito mais amplo. . Foi uma decisão consciente redirecionar o estilo da franquia dessa maneira?

Hosoi-san: Sim, é. Queremos o maior número possível de jogadores para pegar e jogar nossos jogos. Por esse motivo, estamos constantemente ouvindo as opiniões de vários jogadores e procurando e criando conteúdo que eles possam gostar novamente. Ficaríamos felizes se muitas pessoas pensassem em jogos Gust quando pensassem em JRPGs.

Atelier abandonando o Fanservice

Sendo sincero, a resposta que Hosoi deu não indica muito que eles estão realmente querendo fugir de Fanservice, nem mesmo a pergunta feita indicou isso, sinceramente não sei de onde surgiu esses títulos. Mas enfim, no dia 10 de março Hosoi também deu uma entrevista a IGN Japan, onde ele falou sobre o game e sobre de certa forma, “fan service”.

Lá Hosoi diz que acha as ilustrações de Tridamono (ilustrador de Ryza) bonitas, e que eles queriam fazer com que os personagens fossem simpáticos e completa dizendo o seguinte: “Da nossa parte, nós não queremos mostrar os personagens de uma forma sexualizada, nós tomamos muito cuidado sobre isso”.

Atelier abandonando o Fanservice
Ilustração especial de Ryza divulgada ontem, dia 22/03/2023 pelo perfil oficial do anime

Bom, creio que ai exista uma clara diferença entre os termos “fanservice” e “sexualizada”, não dá para exatamente saber o contexto do que ele pensou ou o que ele quis dizer, porque é um fato de que muitas artes e produtos considerados fanservice da Ryza estão saindo.

Pelo que eu entendi, eles não querem sexualizar todas as garotas da série, mas ao mesmo tempo são ok com um fanservice, que não chega a ser algo terrível, sinceramente, o fanservice em Ryza não é ruim.

Vale lembrar que em dezembro de 2022, Hosoi, Tridamono e Suzuki deram uma entrevista para o site 4Gamer onde lá foi dito que eles aumentaram ainda mais as coxas da Ryza pro 3º game.

Enfim, a série Atelier nunca realmente foi sobre fanservice, o fanservice começou de certa forma diria eu em Atelier Sophie com o visual da Plachta, o fanservice mais pesado começou para a Ryza, como a série Atelier sempre muda de protagonistas, só vendo o próximo game com a próxima heroína, se eles vão voltar pro caminho das heroínas fofas ou se vão para outra heroína com o corpo mais como o da Ryza.

No mais, todas as imagens que você viu nesse post são artes oficiais do game, tudo fanservice!

Suki Desu curso Japonês

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube