Uma Musume proibe Uso Comercial por parte dos Fãs

Apesar de serem as donas dos direitos de animes, mangás e games, poucas são as empresas japonesas que proibem os fãs de produzirem e venderem doujins baseados em obras famosas, é perfeitamente normal você ir numa Comiket e pagar por algo produzido por fã, seja ilustrações, mercadorias, mangás, games etc.
Porém Uma Musume atualizou suas normas em relação a uso comercial. A Cygames anunciou em 28 de abril uma atualização significativa nas diretrizes de doujins relacionadas à franquia Uma Musume. A mudança estabelece novas proibições para produções de fãs, com foco em impedir o uso comercial dessas criações.
Uma Musume proibe Uso Comercial por parte dos Fãs
A série Uma Musume é conhecida por transformar cavalos de corrida reais em garotas fofas em um universo que mistura esporte e idol. Dada a origem baseada em figuras reais, a empresa sempre teve cuidado com a maneira como esses personagens são representados em conteúdos criados por terceiros.

Anteriormente, o guia oficial proibia cinco tipos de conteúdo:
- Obras que prejudicam a imagem dos personagens ou dos cavalos reais;
- Conteúdos com violência extrema, grotescos ou com apelo sexual;
- Material com viés político, religioso ou ideológico;
- Representações de natureza antissocial;
- Criações que violem os direitos de terceiros.
A nova atualização acrescenta duas regras importantes ao guia. Agora, está explicitamente proibido utilizar Uma Musume com qualquer finalidade comercial ou lucrativa — ou seja, conteúdos que ultrapassem o escopo de atividades amadoras, como as realizadas em eventos doujin. Além disso, a empresa também passa a vetar qualquer conteúdo considerado “inadequado ao espírito das diretrizes”.

O momento da atualização não parece ser por acaso. No dia anterior (27 de abril), a Cygames anunciou que Uma Musume será lançado para a Steam e ganhará uma versão em inglês no dia 26 de junho. Com a expansão para novos públicos e plataformas, a empresa reforça as regras para proteger as garotas cavalos de possíveis usos indevidos ou ofensivos.
É comum que empresas japonesas atualizem suas diretrizes de fanarts conforme seus jogos ou franquias se tornam mais populares fora do Japão. A preocupação maior recai sobre o uso comercial de personagens em mercados onde leis de copyright são levadas ainda mais a sério, como nos Estados Unidos.
Curte o nosso conteúdo? Considere apoiar o site com uma doação via PIX: vocesabiaanime@gmail.com ou torne-se membro clicando aqui. Você nos ajuda a continuar produzindo e ainda navega sem anúncios!
