Otakice

A evolução da cultura otaku ao longo dos anos

A evolução da cultura otaku ao longo dos anos

Um usuário do Twitter examinou como a cultura otaku evoluiu junto com sua base de fãs desde os anos 80 e 90 e como a subcultura que antes era de nicho se tornou tão popular com o passar dos anos.

Em sua publicação, ele conta sobre as mudanças que observou perto da loja de artigos de anime mais popular do Japão, a Animate. Durante uma visita recente à loja, foi notada uma mudança significativa na demografia da área, observando que a vitrine estava agora lotada de jovens na faixa dos 20 anos.

”Quando fui ao Ikebukuro Animate para um estudo social, fiquei seriamente chocado ao ver uma enorme multidão de clientes elegantes na adolescência e na casa dos vinte anos.

Como uma pessoa que passou minha juventude nas décadas de 1980 e 1990, nunca pensei que o Animate iria florescer e que a Tower Records e a HMV reduziram o número de suas lojas.

Se você é da mesma geração, vá ao Ikebukuro Animate e aprenda sobre a sociedade. Será uma revelação para você. Por exemplo, posso ver que a geração mais jovem não gosta de movimentos que começam com imagens virais ”moe”. Você aprenderá muitas coisas.”

A evolução da cultura otaku ao longo dos anos

O edifício Animate de Ikebukuro está localizado em Sunshine City, um shopping popular com diversas atrações, bem como muitas lojas relacionadas a anime, tornando-o um lugar extremamente especial para fãs de animes e mangás.

A loja principal tem 10 andares e é atualmente a maior loja de anime do mundo, contendo não apenas anime e mangá, mas também uma loja de roupas, livraria, teatro e muito mais.

A evolução da cultura otaku ao longo dos anos

Em outro post, esse usuário teoriza sobre o motivo da mudança:

”Na década de 1980 e no início da década de 1990, acho que a cultura anime, que era obscura e minoritária, tornou-se agora importante. Eu me pergunto se a disseminação de telefones celulares foi um fator importante”

De fato, a tecnologia ajudou e muito a tornar os animes e os mangás populares, hoje em dia tudo é mais acessível através de aplicativos e serviços de streaming.

Usuários pareceram concordar com a observação das postagens sobre a transformação da cultura otaku, comentando como a subcultura antes pequena e inconformada agora se tornou mais popular.

Um usuário disse o seguinte: ”Como eu disse antes, anime/mangá não é mais uma subcultura. Além disso, o que era chamado de mainstream durante o período Showa agora é um nicho”

Alguns ficaram menos surpreendidos com o afluxo de mulheres jovens que povoaram a área. Um usuário respondeu o seguinte: ”Desde o início, o Animate sempre teve uma grande clientela feminina por possuir muitos gêneros e produtos populares entre as mulheres. Acho que pode ser tarde demais para chamar isso de ”choque natural”.

A evolução da cultura otaku ao longo dos anos

Antigamente, aderir à cultura otaku era visto como algo feio e vergonhoso, mas agora a cultura anime se tornou tão popular que conquistou diversas pessoas fazendo com que elas participassem abertamente da comunidade sem temer julgamentos como antigamente.

fonte Twitter via Automaton

Mangás em promoção aqui.

Assine a Você Sabia Anime aqui ou doe qualquer valor para nos ajudar no pix [email protected]