Mundo Manga

Shueisha divulga o quanto paga aos seus autores novatos

Shueisha divulga o quanto paga aos seus autores novatos

A Shueisha organizará sessões de briefing destinadas a autores de mangás experientes interessados em publicar seus trabalhos na Weekly Shonen Jump no dia 1 de novembro.

Shueisha divulga o quanto paga aos seus autores novatos

A editora também divulgou o quanto paga aos seus autores, a quantia deixou tanto a comunidade de mangakás quanto o público de boca aberta. Em 1º de novembro, a Shueisha abriu uma iniciativa para encorajar autores de mangá com experiência em outras editoras a publicar seus trabalhos na Weekly Shonen Jump.

Eles anunciaram que organizarão sessões informativas voltadas para mangakás profissionais que serão realizadas presencialmente nos dias 21 de novembro e 2 de dezembro e remotamente via Zoom no dia 3 de dezembro.

De acordo com o site oficial aberto junto com o anúncio, a Shueisha havia também recebido cada vez mais consultas de artistas de outras revistas nos últimos anos, o que contribuiu para a decisão de realizar os briefings.

Os briefings incluirão sessões individuais de perguntas e respostas e os autores poderão apresentar suas novas ideias e projetos e receber feedback.

Shueisha divulga o quanto paga aos seus autores novatos

Só que o que chamou a atenção do público foram as taxas de manuscritos de mangás publicados na Weekly Shonen Jump. De acordo com o site, a Jump paga aos artistas de mangás iniciantes um mínimo de 18.700 ienes por página em preto e branco e mais de 28.050 ienes por página colorida para mangá serializado e one-shots.

Muitos mangakás veteranos ficaram surpresos com a quantia que aumentou com o passar dos anos, expressando sua aprovação e comparando com a época em que eram iniciantes:

”Uau! Isso é quase três vezes maior do que o que foi pago quando eu era iniciante”

”Autores iniciantes podem receber mais de 18.700 ienes por página agora? Em nossos dias, o ponto de partida eram 8.000 ienes e aumentaria cerca de 1.000 ienes por ano à medida que sua série avançasse. Bem, isso foi há 35 anos afinal…”

O relatório abaixo classifica as publicações japonesas de mangá shonen por unidades vendidas de outubro a dezembro de 2022 e de janeiro a março de 2023.

A Weekly Shonen Jump da Shueisha ocupa o primeiro lugar, com suas vendas ao longo de três meses girando em torno da marca de 1.250.000. Por outro lado, a Weekly Shonen Magazine da Kodansha vem em segundo lugar com vendas bem abaixo da marca de 500.000.

Shueisha divulga o quanto paga aos seus autores novatos

Como podemos ver, mangakás iniciantes estão ganhando bem mais do quando antigamente com esses dados divulgados parece uma boa estratégia para atrair novos talentos para a Shonen Jump.

Fonte: Automaton

Mangás em promoção aqui.

BLACK FRIDAY para se tornar Membro do site, Saiba mais aqui e assine com 50% OFF