Mundo Manga

É mais lucrativo trabalhar com doujins do que ser um mangaká profissional, de acordo com artista

É mais lucrativo trabalhar com doujins do que ser um mangaká profissional, de acordo com artista

Um artista de doujins foi ao Twitter recentemente afirmar que é mais lucrativo trabalhar com doujins do que ser um mangaká profissional. Suas afirmações geraram um grande debate entre os usuários japoneses.

Ele destacou numa declaração que se dedicou a maior parte de sua vida à escrita e ao desenho, e disse que foi capaz de se manter financeiramente nos últimos antos trabalhando com doujin:

”Me deidiquei à escrita e ao desenho quase toda a minha vida. A razão pela qual ainda posso viver assim nos últimos anos é, francamente, porque ”continuei desenhando hent** e não me tornei um mangaká profissional.

Enquanto que no mercado amador você ganha de 50% a 80% do valor vendido, os royalties para profissionais são de apenas 5% a 10%. A maioria dos criadores ao meu redor, que têm essa folga financeira, seguem esse padrão. É distorcido.”

É mais lucrativo trabalhar com doujins do que ser um mangaká profissional, de acordo com artista

Em um outro post, o artista também expressou seu desejo de que a indústria de mangá evolua, permitindo assim a livre criação para os artistas fazerem o que quiser:

”Como criador, gostaria que o mercado de mangá se desenvolvesse mais. Desejo uma era em que você possa desenhar o que quiser e entregar diretamente para quem quiser ler”

É mais lucrativo trabalhar com doujins do que ser um mangaká profissional, de acordo com artista

Confira abaixo alguns comentários de usuários japoneses sobre as afirmações do artista:

  • “Fala sério, a demanda por conteúdo erótico é incrível, não é?”
  • “É verdade, mas assim como em qualquer coisa, uma vez que você consegue se estabelecer sozinho no negócio, não há necessidade de intermediários, só estão te cobrando dinheiro à toa.”
  • “Uau, parece que estão sendo explorados.”
  • “Se você se tornar um profissional, deveria conseguir dinheiro além dos royalties, mas provavelmente estava desenhando em um lugar sem popularidade e sem sentido.”
  • “Se você quiser alcançar o mesmo sonho que os autores de One Piece ou Demon Slayer, só há uma opção: tornar-se profissional.”
  • “Vi na internet que até mesmo autores de light novels relativamente bem-sucedidos muitas vezes têm outra profissão. Parece que mesmo se você se esforçar, não é recompensado quando o mercado é tão de nicho.”
  • “Se você desenha coisas eróticas, sua vida está acabada, é isso.”
  • “É uma pena que tanto dubladores quanto mangakás, se não conseguem vender, acabam tendo que recorrer ao conteúdo adulto. Culpa desse país pervertido que é o Japão.”

Seu post alcançou mais de duas milhões de visualizações e obteve muitos comentários de usuários tornando o debate acalorado no Twitter.

via Otakomu

Mangás em promoção aqui

Nos siga no Google News para receber nossas últimas notícias

Posts Relacionados