Japoneses não Gostaram que K-POP Demon Hunter Derrotou Kimetsu no Globo de Ouro

Kimetsu no Yaiba perdeu o Globo de Ouro de animação, e o resultado acabou causando uma grande discussão entre fãs japoneses. O filme Kimetsu no Yaiba – Infinity Castle Arc Part 1 foi indicado na categoria de melhor animação, mas acabou derrotado por uma produção distribuída pela Netflix que, para muitos japoneses, era completamente desconhecida segundo o Yahoo News.
O prêmio ficou com K-Pop Demon Hunters, um filme animado que acompanha um grupo fictício de idols de K-pop que eu não assisti mas falam que é um filme sobre cantoras de K-POP que lutam contra demônios.
Nas redes sociais japonesas, muitos usuários afirmaram nunca ter ouvido falar de K-POP Demon Hunters, questionando como uma obra desse tipo conseguiu superar Kimetsu no Yaiba. Comentários variaram entre desconfiança, críticas à qualidade da animação em CGI e acusações de que o prêmio teria sido influenciado pelo alcance da Netflix no mercado internacional.

Especialistas apontam que outro fator pode ter influenciado o resultado. Kimetsu no Yaiba perdeu o Globo de Ouro possivelmente por se tratar de uma obra que faz parte de uma trilogia ainda em andamento.
O arco Infinity Castle foi planejado como uma série de três filmes, e apenas a primeira parte foi avaliada. Para alguns jurados, obras não concluídas tendem a ter uma desvantagem em premiações, já que a experiência narrativa completa ainda não foi apresentada, mas ai eu também acho sacanagem já que eu creio que nesses casos, nenhuma das partes costuma ganhar nada.

No Japão, K-POP Demon Hunters parece ter baixa popularidade. Na internet, surgiram muitos comentários críticos, como: “Nunca vi nem ouvi falar desse anime que ganhou”, “Foi a primeira vez que ouvi esse título, fui pesquisar e não me atraiu nem um pouco. Não tenho interesse em K-POP…” e “Esse nível de animação em CG ganhar um Globo de Ouro? Kimetsu com certeza é superior”.
Abaixo tem mais reações:
- “Lá fora a reação foi a mesma. Todo mundo falando ‘isso aí deve ter sido manipulado’.”
- “Mesmo que tenha tido manipulação, o Japão também faz isso.
Se perdeu apesar disso, então perdeu por falta de força própria.” - “Ah, é aquele que tava em alta na Netflix?”
- “Fez um baita sucesso na Netflix e dizer que não conhece é piada.”
- “Esse Demon Hunters nem passou nos cinemas do Japão, então o que o pessoal tá dizendo faz sentido. Aqui é Japão.”
- “Mesmo gostando de anime, se for exclusivo da Netflix eu nem considero assistir.”
- “Sério, nunca ouvi falar disso. Tô confuso.”
- “A música tema é boa, mas o anime em si é chato.”
- “Ficou no topo do ranking da Netflix em vários países. Não tem como isso tudo ser só ‘manipulação’.”
