Infos sobre o Mercado Japonês de Mangás, Animes e Games

Infos sobre o Mercado Japonês de Mangás, Animes e Games

Recentemente rolou um evento online chamado OtakuThon, onde foram realizados alguns painéis online com gente da Indústria, um deles foi um Q&A com Hiroshi Matsuyama, que é o CEO da CyberConnect2, que é uma desenvolvedora de games.

Matsuyama falou um pouco sobre o mercado japonês de animes, mangás e games.

Tudo o que você irá ler abaixo é um resumo do painel publicado no Twitter por @LunarArchivist, que compilou algumas informações de Matsuyama, eu apenas traduzi e não adicionei nada as informações, leiam e comentem o que acharam.

Indústria de Animes

Infos sobre o Mercado Japonês de Mangás, Animes e Games 1

Durante a semana, tem ao menos 100 animes diferentes no ar, 45% deles são animes que duram 3 meses (os famosos cour) e 55% são aqueles longos (Sazae-san, Detective Conan etc). Segundo Matsuyama, o motivo das crianças estarem assistindo anime entre 23h e 3h da manhã, é porque o Japão realmente faz shows para uma grande variedade de idades.

Todo ano nós temos 4 temporadas, cada temporada com duração de 1 cour (3 meses), por volta de 45 animes por temporada são novos, o que significa que temos por volta de 200 novos animes sendo lançados todo ano.

Infos sobre o Mercado Japonês de Mangás, Animes e Games 2

Agora a realidade dura. As chances de você criar um anime de sucesso são bem baixas se comparadas com jogos. Dos 45 novos animes por temporada, entre 1 e 4 vão fazer sucesso e os outros 40 (90%) vão ficar no vermelho.

Então como que a Indústria consegue se manter com 90% dos animes no vermelho? Mercadorias. As vendas de figures, pôsteres, tudo que for mercadoria ajuda as empresas a voltarem ao azul rapidamente.

Indústria de Mangás:

Infos sobre o Mercado Japonês de Mangás, Animes e Games 3

Mangakás são como freelancers, eles só começam a ganhar dinheiro quando seus trabalhos são publicados em uma revista.

Infos sobre o Mercado Japonês de Mangás, Animes e Games 4

Então quanto um mangaká ganha? A média por um manuscrito varia entre $9,27 até $27,81 dólares; empresas maiores pagam de $46,35 até $92,70 dólares.

Se você conseguir entregar 19 páginas por semana, ganhando o máximo, você tira $1700 dólares. Parece que dá para ter uma vida confortável com isso, mas o problema é que muitos mangakás tem que pagar assistentes e o estúdio.

Além disso, as revistas de mangá estão no vermelho, pois diferente de revistas de beleza/moda, revistas de mangás ganham pouco com propagandas, isso porque tem muito mais mangá nessas revistas.

Infos sobre o Mercado Japonês de Mangás, Animes e Games 5

Então como é que se faz dinheiro na Indústria de mangás? A resposta são os Tankoubon, que é o volume de um mangá que compila uma certa quantidade de capítulos. Por volta de 1.000 tankoubon únicos são publicados num mês.

Então resumindo, a métrica para saber se uma série é popular é pela venda do tankoubon dele, esse número vai determinar se o mangá vive ou morre, se os volumes não venderem muito, eles cancelam o mangá completamente.

Infos sobre o Mercado Japonês de Mangás, Animes e Games 6

Indústria de Games

O número de games lançados no Japão diminuiu do pico de 983 games em 2007 para 411 em 2019. O motivo disso é a expansão dos games mobile e o mercado de consoles estar diminuindo, além do pouco tempo que as pessoas tem para jogar.

Infos sobre o Mercado Japonês de Mangás, Animes e Games 7

No Japão, gamers hardcore comprar em média 8,8 jogos por ano, enquanto gamers casuais compram 3,6.

Infos sobre o Mercado Japonês de Mangás, Animes e Games 8

Agora vem um dado interessante, existe uma regra que diz que um jogo precisa vender acima de 100.000 cópias para ficar no azul, mas apenas 20% dos jogos (1 até 70 games) conseguem fazer isso e 80% deles acabam perdendo dinheiro.

Infos sobre o Mercado Japonês de Mangás, Animes e Games 9

Outra coisa é que o que vende bem no exterior não necessariamente vai vender bem no Japão, games da série NBA não vendem bem no Japão. Uma forma de comparar é ver quais são os títulos que mais vendem em países de fora com os que mais vendem no Japão.

Por exemplo, o top 5 de 2019 foi:

  1. Call of Duty: Modern Warfare
  2. NBA 2k20
  3. Madden NFL 20
  4. Bordelands 3
  5. Mortal Kombat 11

Agora o Top 5 de 2019 no Japão:

  1. Pokémon Sword/Shield
  2. Super Smash Bros Ultimate
  3. Kingdom Hearts III
  4. Super Mario Maker 3
  5. News Super Mario Bros U Deluxe

Já que você tem apenas 20% de chances de ganhar lucro com um game, Matsuyama diz da importância de dar seu melhor para criar o próximo mega hit, e o primeiro passo para fazer um bom jogo é fazer pesquisa, o que significa que é gastar muito tempo assistindo animes, lendo mangás e jogar games, experimentar coisas.

A verdade chocante é que os criadores veteranos japoneses são nerds/geeks/otakus que assistem animes, leem mangás e jogam muito.

Infos sobre o Mercado Japonês de Mangás, Animes e Games 10

O mercado japonês de vídeo games foi avaliado em $15,5 bilhões de dólares em 2018, 75% disso vindo do PC e de games mobile e apenas 400 milhões de consoles e jogos de consoles.

Infos sobre o Mercado Japonês de Mangás, Animes e Games 11

Enquanto que o mercado para PC e games Mobile cresceu nestes últimos 9 anos no Japão, o mercado de consoles encolheu. Você já deve ter visto notícias de que o Playstation 4 vendeu mais de 110 milhões de unidades, mas no Japão ele vendeu 8,3 milhões (último gráfico que olhei já tinha passado dos 9).

Ele deu um exemplo do game Naruto Ultimate Ninja Storm 4, que vendeu 6 milhões de cópias globalmente, e no Japão eles venderam 150.000:

Infos sobre o Mercado Japonês de Mangás, Animes e Games 12

Bom, comentem o que vocês acharam!


Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube

%d blogueiros gostam disto: