Ilustrador usa Mangá de Pokémon pra Posicionamento Político e pede desculpas Depois

Ilustrador usa Mangá de Pokémon pra Posicionamento Politico e pede desculpas Depois

 

Yamamoto Satoshi é o ilustrador do mangá Pocket Monsters Special, que está em publicação desde 1997 (Satoshi se tornou o ilustrador do mangá a partir do volume 10, antes quem fazia a arte era Mato).

O Japão tá passando por uma treta política atualmente, e Yamamoto Satoshi foi uma das várias pessoas que apoiou a hashtag 検察庁法改正案に抗議します. Em um tweet já deletado, ele publicou uma página do capítulo 403 do mangá de Pokémon com a hashtag:

Ilustrador usa Mangá de Pokémon pra Posicionamento Politico e pede desculpas Depois

Abaixo tem a página em português (por um scan) para vocês entenderem o que eles falam:

Ilustrador usa Mangá de Pokémon pra Posicionamento Politico e pede desculpas Depois

O que tá rolando é o seguinte,, existe uma proposta para alteração de uma lei do Ministério Público que vai aumentar a idade de aposentadoria dos promotores para 65 anos, com possibilidade de extensão.

Daí vários artistas e celebridades levantaram essa hashtag como protesto contra isso. A treta toda disso é porque o pessoal teme que isso seja uma manobra do primeiro ministro Shinzo Abe de manter pessoas favoritas em cargos chaves por mais tempo, principalmente agora que tá rolando a pandemia.

Pelo que eu pude pesquisar, a idade de aposentadoria atual é de 63 anos, então querem estender para 65.

Pois bem, daí o Yamamoto Satoshi foi uma das milhões de pessoas que participou do protesto no twitter. Acho que não teria nenhum problema ele se posicionar, mas o que deixou a galera puta foi que ele usou o mangá de Pokémon para isso.

As pessoas não curtiram dele usar a imagem de seu trabalho para isso. Posteriormente ele deletou o tweet e pediu desculpas:

”Eu lamento muito por ter usado imagens do meu trabalho como apoio a meus princípios sem usar minhas próprias palavras, e ter manchado e ferido os sentimentos dos meus leitores sob meu trabalho e personagens, até que vocês me alertaram. Eu deletei o tweet e a imagem em questão, porém acho que é irrecuperável”.

O que vocês acham desse caso?


Compartilhe!!