Mundo Anime

Estúdio de Anime Gainax pediu Falência

Estúdio de Anime Gainax pediu Falência

A Gainax, estúdio de anime responsável por clássicos como Evangelion, Tengen Toppa Gurren Lagann, FLCL, Panty and Stocking, Nadia e Kareshi Kanojo, entrou com um pedido de falência no Tribunal Distrital de Tóquio no dia 29 de maio. A notícia só foi divulgada hoje, a poucos meses do 40º aniversário do estúdio, em dezembro.

Estúdio de Anime Gainax pediu Falência

Em seu site oficial, a Gainax relatou que sua situação financeira se deteriorou significativamente a partir de 2012. Eles mencionaram que um restaurante não atingiu as metas esperadas, uma empresa de CG foi mal gerida e houve vários empréstimos a executivos.

Devido às dívidas, a Gainax foi processada por outras empresas por não pagar royalties, o que afastou o estúdio dos comitês de produção de animes, resultando na perda da capacidade de produzir novos animes.

Estúdio de Anime Gainax pediu Falência 1

Tomohiro Maki, chefe da Gainax desde 1992, transferiu ações em 2018 para uma pessoa “sem conhecimento em produção de filmes”, com aprovação da administração na época. Em dezembro de 2019, Maki foi preso por atos indecentes semi-coercitivos, fazendo a empresa “perder completamente sua capacidade de operar, enquanto ainda estava sobrecarregada com uma grande quantidade de dívidas”.

Após renovar sua equipe de gestão em fevereiro de 2020, a Gainax começou a revisar documentos para entender sua situação, juntamente com o Studio Khara como credor. Descobriram grandes empréstimos de instituições financeiras, inadimplências em dívidas para empresas da indústria de animação e a venda e transferência de propriedades intelectuais e materiais de produção sem a permissão dos detentores dos direitos originais.

Colaboração com a Khara

A Gainax afirmou que sua administração trabalhou com a Khara e outras empresas para confirmar os direitos das obras e “gerenciar adequadamente” a propriedade intelectual e materiais dispersos.

No entanto, a Gainax não conseguiu resolver sua grande quantidade de dívidas e, após ser processada por uma empresa de cobrança de dívidas em maio, decidiu que não poderia mais continuar operando e entrou com pedido de falência.

Estúdio de Anime Gainax pediu Falência 2

A Gainax especificou que não tem afiliação atual com Gaina/Studio Gaina e Fukushima Gaina (anteriormente conhecidos como Fukushima Gainax), Gainax International, GAINAX Kyoto, Yonago Gainax, Gainax Niigata e Gainax West. A Khara adquiriu a marca Gainax e agora a gerencia.

Declaração da Khara

A Khara afirmou que estava ciente da “má gestão e dívidas” da Gainax há algum tempo, e Hideaki Anno expressou suas preocupações à Gainax e fez propostas para melhorar a gestão da empresa, mas suas propostas não foram aceitas por muito tempo. Apesar disso, a Khara continuou aceitando as propostas da administração da Gainax e forneceu empréstimos de apoio.

A Khara declarou que a situação da Gainax continuou a piorar, e Maki foi preso em dezembro de 2019. Após a prisão de Maki, Anno solicitou a colaboração da Kadokawa, King Records e do estúdio TRIGGER para “prevenir danos à reputação” de Evangelion e outras obras. Representantes dessas empresas foram nomeados como diretores no conselho da Gainax, e eles trabalharam para tentar entender a situação e resolver as dívidas não pagas aos estúdios, escritores e criadores da indústria de animação. No entanto, quando essa nova equipe de gestão compreendeu a situação geral, a Gainax já estava em estado de insolvência, com dívidas incontroláveis.

A Khara disse que, para “garantir que criadores, autores originais e escritores possam continuar a gerenciar e produzir suas obras” no futuro, está trabalhando com cada comitê de produção para confirmar, organizar e transferir os direitos para as empresas ou indivíduos que acreditam ser mais adequados.

A Khara considerou fornecer suporte para ajudar a aliviar as dívidas da Gainax, mas decidiu que não seria possível fazer reembolsos suficientes.

Fonte: Gainax e Yahoo

Nos siga no Google News para receber nossas últimas notícias

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube