Japão Estranho

Escolas Japonesas Banem Apelidos e Motivam o uso do ”san”

Escolas japonesas banem apelidos

Escolas japonesas banem apelidos e há uma grande discussão sobre o banimento dos apelidos e a obrigatoriedade do ”-san” nas escolas japonesas.

O ”-san” pode ser considerado como uma versão japonesa de ”senhor” e ”senhora”, só que a diferença é que pode ser usado com o nome de uma pessoa. Por exemplo, se você está falando com alguém chamado Yoshio Yamada, você deve chamar ele por Yamada-san ou Yoshio-san. Ou então pode chamá-lo apenas de Yoshio sem o -san. Se ele tiver um apelido como Yosshi, você pode chamá-lo assim também.

Escolas japonesas banem apelidos e motivam uso do “-San”

Mas em certas escolas do Japão, Yoshio e Yosshi não são opções, pois algumas escolas estão proibindo seus estudantes de chamarem uns aos outros por apelidos ou de deixar de usar o -san. Não há dados oficiais sobre até onde vão essas regras, mas um diretor de uma escola pública de Tóquio disse ao jornal Yomiuri Shimbun que essa regra está se tornando comum nas escolas da cidade.

A escola Kasai de Tóquio, por exemplo, tem seus professores instruindo seus alunos a usarem o -san quando estiverem falando com seus amigos. ”Se você promover um senso de respeito pela pessoa com quem está falando desde jovens, eles não vão tomar ações que machuquem os outros”, disse Masaaki Uchino, diretor de 60 anos de idade da Escola Kasai.

No Japão, deixar de usar o -san quando estiver falando com alguém, uma prática chamada yobisute, pode ser interpretado de várias formas. Um lado positivo é que você não precisa fazer cerimônia, pois não é incomum no Japão você não usar o -san para amigos mais próximos. Por outro lado, o -san é uma forma educada de se dirigir à uma pessoa com quem você não possui tanta intimidade, e deixar de usá-lo pode significar desrespeito.

Pelo menos entre os educadores que falaram com a Yomiuri Shimbun a favor da obrigatoriedade do uso do -san, não parece haver uma distinção clara entre apelidos normais e os pejorativos. ”Muitos apelidos são baseados na aparência física das pessoas, ou em algum erro que elas cometem, são um insulto”, disse Mitsuo Nobuchi, o vice-diretor da Escola Mito Eiko, uma escola privada na Província de Ibaraki cujas regras de conduta para os alunos incluem ”Use -san quando falarem com seus amigos”. ”Nós não acreditamos que regras sobre como os estudantes devem chamar uns aos outros acabarão de vez com o bullying,” admite Nobuchi, ”Mas nós acreditamos que seja uma forma de fazer uma pessoa perder certa intenção que tinha”.

Nem Todos Acham Uma Boa Ideia Banir Yobisute e os Apelidos nas Escolas.

Algumas pessoas acreditam que proibir yobisute e apelidos nas escolas limita negativamente suas habilidades de estabelecer comunicação com os seus pares. ”Ao proibir os apelidos, temo que as crianças possam ter dificuldades em se comunicar abertamente umas com as outras,” disse uma professora do primário da Província de Saitama.

Surgiram muitos comentários no Twitter dizendo que essas regras estão indo longe demais, e alguns citaram os apelidos como uma força potencialmente positiva.

”Que ideia idiota. O que vem depois? ‘Por favor chamem seus colegas de classe pelo ID de estudante?”

”Ao invés de fazer com que as crianças parem de usar apelidos, que tal a gente fazer elas pararem com o bullying?”

”Há crianças que sentem vergonha dos nomes estranhos e chamativos que seus pais dão pra elas, mas com regras desse tipo, elas não podem pedir aos seus amigos que os chamem por um apelido”

”Há pessoas cujos apelidos ajudaram à criar uma personalidade extrovertida e fazer amigos, e há pessoas que se chatearam com apelidos de mau gosto. É bem complicado”

”Na terceira série, meu professor apenas nos fez dizer pro resto da turma como queríamos que nos chamassem, e funcionou muito bem”

Pode ser que essas escolas que proíbem apelidos e yobisute não estejam cientes do benefício que essas formas casuais de tratamento possam trazer para a vida das pessoas, mas também é preciso considerar o potencial negativo delas. Mas seria legal se eles pudessem encontrar uma forma de não regular tanto a comunicação das crianças.

O que vocês acham?

Via: SoraNews24

A Attack Comic Shop está com mangá originais em japonês disponíveis em seu site agora. Clique aqui e veja todos os mangás

Attack comic shop mangas japoneses

Arigas Yuushas e Maous!

Por fim, MIL ARIGAS à todos os Yuusha e Maou que viraram membros no site da Você Sabia Anime!

Agora além de virar membro é possível ajudar diretamente a Você Sabia Anime, dessa forma trazendo ainda mais conteúdo para você, você pode apenas doar para o pix [email protected], agradecemos imensamente toda ajuda!