Cosplay de Nazista na Comiket gera Controvérsia Online
Antes de contarmos a história do cosplay de nazista que apareceu na Comiket, caso seja seu primeiro contato com o termo “Comiket”, irei explicar do que se trata.
A Comiket é um evento em que vários artistas independentes vão para vender seus doujins, sendo que doujin se refere a qualquer coisa feita por fãs, como mangás, games, música, ASMR etc, empresas oficiais também vão a Comiket vender mercadorias.
Com isso fora do lugar, vamos ao caso.
Cosplay de Nazista na Comiket gera Controvérsia Online
Um japonês virou o centro das atenções na internet quando ele mesmo upou uma foto dele usando um cosplay de Nazista na Comiket. A escolha do cosplay iniciou um debate acalorado entre os japoneses, com muitos falando que isso era inapropriado, outros defendiam a liberdade de expressão dele de se vestir como quiser.
Abaixo você confere a foto:
Como você pode ver pela foto, a pessoa em questão está com um uniforme militar que lembra muito a dos nazistas, e segundo sua publicação no Twitter, ele é um estudante na Universidade Senshu.
Pelas informações do seu perfil, ele faz parte do clube de investigação da história de guerra de sua universidade e ele estava lá para vender seu livro como parte de suas atividades de clube da universidade.
Se você assistiu muitos animes, sabe que várias escolas possuem clubes, e clubes das mais variadas questões, e estudantes tem que fazer atividades relacionadas aos clubes. Muitos foram os que condenaram ter uma pessoa com tal roupa na Comiket.
“O clube da Universidade de Senshu não apenas falhou em aprender com seu estudo da história militar, mas também sucumbiu ao fascínio do nazismo e se transformou em uma organização semelhante à SS. Talvez eles devessem considerar solicitar palestras especiais de @AuschwitzMuseum e @simonwiesenthal” disse uma pessoa no Twitter
戦史を研究して何も学べなかったばかりか、ナチスの誘惑に飲まれて親衛隊化した @senshu_univ のサークル。@AuschwitzMuseum @simonwiesenthal による特別講習を依頼してはどうか。 https://t.co/SgDMMZ3I2p
— AНTонова-∃∃∃ (@Zero_B_Eventail) August 13, 2023
Outra pessoa comentou: “É assustador que alguém possa simplesmente fazer um cosplay de nazista antes de pensar”. Porém muitos foram os que eram contrários a proibir que as pessoas não usassem cosplays do tipo.
Uma pessoa comentou: “Esse é o Japão e não o Ocidente, além disso esse não é um local público, não há leis contra isso”.
Outra pessoa postou o seguinte: “Usar um cosplay nazista é uma questão de liberdade de expressão. Comiket tem tudo a ver com a liberdade de usar qualquer tipo de roupa que você quiser. Rotular algo como proibido apenas porque é relacionado ao nazismo vai contra o princípio fundamental do Comiket (liberdade de expressão).”
ナチスのコスプレをするのは表現の自由だよ。
どんな格好も自由にできるのがコミケだろ。
ナチスだからダメってのはコミケの基本理念(表現の自由)に反する。
自分が嫌い(不快)なものでも他人は好きかもしれない。
逆もそう。
嫌い(不快)でも排除してはいけない。
戦前や戦中に戻りたいのか? pic.twitter.com/kdybf4gIRT— トナカイ【鹿肉食べました】 (@tonakaimaster) August 14, 2023
Então a questão se virou para a Comiket, como devem saber, essa última Comiket foi a de número 102, e não foi a primeira vez que um cosplay do tipo apareceu lá.
Na Comiket 51 e depois na Comiket 52, regras sobre usar cosplays de exércitos foram criadas, segundo as normas, usar o uniforme é ok, porém eles pedem para que braçadeiras, insígnias e itens semelhantes dos uniformes sejam retirados, o que não é o caso aqui, visto que o cosplay desse moço tinham os símbolos.
Clube de História da Guerra Solta Comunicado e pede desculpas
No dia 14 de agosto o clube de história da guerra da Universidade Senshu publicou uma nota de desculpas, na nota deles, eles informam que pedem desculpas por postar fotos promocionais deles na Comiket 102.
今回の騒動について pic.twitter.com/v2deSfyGWb
— 専修大学戦史研究会 (@senkenHQ) August 14, 2023
Eles se arrependem pela inconveniência que causaram por publicar as fotos nas redes sociais, como medidas eles vão agora apenas postar algo se receberem o ok de ao menos duas pessoas. E terminam a nota falando que agradecem a compreensão.
Em nenhum momento eles pediram desculpas por terem feito o cosplay e sim em postar fotos do cosplay nas redes sociais, pois foram eles mesmo que publicaram.
Vale ressaltar que ainda não se sabe com 100% de certeza se esse perfil é realmente de um clube de estudantes da Universidade Senshu ok?
Nanachi de Made in Abyss entra na História!
Mas como assim? Agora vem um efeito colateral de toda a polêmica envolvendo o cosplay nazista na Comiket, é que a Nanachi de Made in Abyss acabou “envolvida” na história.
O que aconteceu, o termo “Cosplay Nazista” se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter, porém, muitos foram os japoneses que confundiram o termo “Cosplay Nazista” com “Cosplay da Nanachi”. Isso porque, em japonês, as diferença entre a palavra “Nazista” e “Nanachi” e de apenas uma letra:
Já que o termo “cosplay da Nanachi” entrou nos trendings, algumas pessoas aproveitaram para postar seus cosplays da personagem, uma pessoa comentou: “Já que cosplay da Nanachi está na moda, vou entrar na onda, eu sei que é por engano, mas é de boa”.
via Automaton
Assine a Você Sabia Anime aqui ou doe qualquer valor para nos ajudar no pix vocesabiaanime@gmail.com.
Leia Mais posts na Você Sabia Anime
- Querendo ser uma Garotinha, Cosplayer usava PreCure para abraçar Meninas
- Kine-chan é Barrada em Aeroporto com Cosplay da Rebecca
- Esse cosplay da Ai Hoshino é Assustador