Entrevista com Kazue Hayashi e Kazuki Yamanaka: Como foi trabalhar no anime de Spy x Family?

Entrevista com Kazue Hayashi e Kazuki Yamanaka

Os produtores de animação Hayashi e Yamanaka do WIT STUDIO deram uma entrevista pra Crunchyroll na Anime Expo 2022, e contaram um pouco sobre como foi trabalhar no anime de Spy x Family, a colaboração com outros estúdios e disseram também quais são as suas expressões favoritas da Anya. Confira abaixo a entrevista:

como foi trabalhar no anime de spy x family

Kazue Hayashi e Kazuki Yamanaka: Como foi trabalhar no anime de Spy x Family?

Vocês poderiam se apresentar aos nossos leitores e dizer o que fazem?

Hayashi: Eu sou Kazue Hayashi. Sou produtor de animação no WIT Studio para Spy x Family e trabalho com Yamanaka-san.

Yamanaka: Eu sou Kazuki Yamanaka. Também sou um produtor de animação. Normalmente, há apenas um produtor pra um título, mas no caso de Spy x Family, existem três produtores de animação, dois no Wit Studio e um do CloverWorks. Ambos dividimos o trabalho entre outros produtores de animação.

Vocês poderiam falar sobre seus papéis como produtores de animação em Spy x Family?

Hayashi: Nós dois estamos supervisionando toda a produção, mas eu estou focando na pré-produção e no desenvolvimento do enredo e do cenário.

Yamanaka: Eu estou focando na produção principal, a produção real da animação, mas nós dois entendemos todos os processos de produção. Nossos focos são diferentes.

como foi trabalhar no anime de spy x family

Spy x Family é uma co-produção entre WIT Studio e CloverWorks. Você poderia descrever como é essa relação entre dois estúdios trabalhando juntos?

Yamanaka: Em geral, compartilhamos a produção com base nos episódios. Os episódios ímpares são do WIT Studio, enquanto os episódios pares são da CloverWorks. Essa é a estrutura básica. Mas é claro que alguns dos processos, como os cenários e a cinematografia, foram um esforço conjunto.

Você mencionou sobre trabalhar nos episódios ímpares, então eu queria perguntar sobre o episódio cinco, que é sobre o castelo de Anya. Algumas das melhores cenas foram extras e adicionadas, como Loid evitando os obstáculos iniciais. Como foi decidido onde a equipe poderia criar suas próprias cenas como essa em Spy x Family?

Hayashi: No início, queríamos criar o episódio completo com algumas cenas originais pra comemorar a aprovação de Anya no exame. A partir desse conceito e no processo de discussão do cenário, muitas ideias foram apresentadas e discutidas. Desse ponto de vista, queríamos mostrar Loid como um espião maneiro. Claro, aproveitamos o aspecto da animação com isso. Após essa consideração, optamos por integrar essas cenas.

como foi trabalhar no anime de spy x family

Gostei muito da cena onde um capanga bate na cara dele e diz ”vamos lá!”

Yamanaka: Essa cena foi criada pelo Keisuke Okura no WIT STUDIO, especificamente (risos).

Minha próxima pergunta é sobre os rostos da Anya, pois eles são um grande destaque na obra. Houve um rosto em particular que vocês mais gostaram?

Yamanaka: Eu gosto das expressões faciais da Anya com um zoom. Nessas cenas, os olhos da Anya são descritos como apenas ”pontos”. Essa descrição não é muito detalhada, mas no trabalho original, muitos dos rostos da Anya são descritos como sendo isso. Às vezes eu instruía os animadores a não adicionar muitas linhas ou pontos pra que pudéssemos simplificar.

Hayashi: Eu gosto de muitos rostos dela, mas eu gosto especialmente do rosto da Anya quando ela pede desculpas pro Damian, chorando. Embora a Anya possa ter alguns rostos ”malvados”, ela tem um rosto choroso muito fofo (risos).

como foi trabalhar no anime de spy x family

Animes que são produzidos por dois estúdios possuem uma longa história, mas você vê produções como essa no futuro sendo operadas por dois estúdios?

Yamanaka: Acho que o tipo de combinação entre dois estúdios continuará como uma das formas básicas de produção. Depende de uma relacionamento entre os produtores de animação de cada estúdio. As pessoas podem assistir aos créditos finais e ver muitos estúdios que apoiam qualquer título, então há muitos bons relacionamentos entre muitos estúdios. Então, sim, isso pode acontecer mais no futuro também. Com Spy x Family, WIT STUDIO e CloverWorks são os dois principais responsáveis, mas existem outros estúdios como a MADHOUSE que também apoiaram a produção. Esse tipo de colaboração vai continuar.

O que você aprendeu em seu relacionamento colaborativo com a CloverWorls?

Yamanaka: Há muitos aprendizados, então é difícil apontar um. Os passos básicos da produção são os mesmos, mas os detalhes e a forma como proceder foram diferentes dependendo do estúdio. O que a equipe presta atenção também é diferente entre WIT STUDIO e CloverWorks.

como foi trabalhar no anime de spy x family

Existe algum episódio ou cena em particular que vocês tenham mais orgulho?

Hayashi: Estamos orgulhosos de todos os episódios, mas particularmente dos episódios cinco e dez. Mesmo que as crianças estivessem apenas jogando queimada, poderíamos fazer uma ótima animação dentro dele. Do visual e da direção, a equipe estava realmente empenhada em colocar muitos recursos na produção.

Yamanaka: Mesmo no WIT STUDIO, os episódios cinco e dez eram os que esperávamos atrair espectadores com cenas de ação especiais e animação de alta qualidade. Com base nisso, montamos uma equipe muito grande. Os fãs já conhecem a história do mangá, então eles tem grandes expectativas. A reação foi tão boa, porém, que foi bom ver.

Você poderia me dizer como se adaptou ao trabalho com a disseminação do COVID-19? Como você se manteve seguro e como foi a produção durante esse período?

Yamanaka: Utilizamos os sistemas de trabalho remoto e reuniões. Por exemplo, nos estágios iniciais, as reuniões de desenvolvimento de cenários eram todas remotas. Também demos máquinas para os animadores levarem para suas casas pra que também pudessem produzir a animação em casa.

como foi trabalhar no anime de spy x family

Vocês tem alguma mensagem que gostariam de compartilhar com os fãs internacionais de Spy x Family?

Hayashi: Em primeiro lugar, obrigado a todos os fãs que assistiram a primeira parte. Agora, a equipe está realmente envolvida na produção do próximo cour. Então, por favor, espere por isso!

Yamanaka: Tudo o que posso fazer é ir além das expectativas dos fãs, então, por favor, esperem ansiosamente por tudo que virá no próximo cour!

Sinopse e Teaser Oficial da próxima parte de Spy x Family

O habilidoso espião ”Twilight” é instruido a constuir uma ”família” para se infiltrar em uma tradicional instituição de ensino. Mas a ”filha” que ele encontra é uma paranormal que lê mentes! E a ”esposa” é uma assassina?! Ocultando um do outros suas identidades, essa família temporária terá de enfrentar os perigos dos exames de admissão e do mundo em uma espirituosa comédia doméstica!!

Via: Crunchyroll