Campanha contra ataques no twitter tem Instruções a Ilustradores japoneses

A princípio, quando um ilustrador japonês publica uma nova arte no twitter, ele espera ver comentários de apoio, porém o que ocorre às vezes é um ataque ao seu perfil.

Eu não cheguei a trazer aqui pro site, mas bem recentemente um artista japonês fez uma arte da Nessa, dos games Pokémon Sword & Shield, onde ela aparece com a pele ”mais clara”.

Desde que o ilustrador postou essa arte, ele começou a sofrer ataques de ocidentais falando que ele era um racista por desenhar ela com a pele clara sendo que é uma garota negra, que ia perder a conta etc.

Ele acabou deletando a sua ilustração e pediu desculpas falando que ele não era racista e que não queria deixar ninguém desconfortável.

Então né, é da cultura japonesa pedir desculpas antes de tentar entender direito o que está acontecendo e como ele ficou assustado com o tamanho do ataque, resolveu apagar a arte e pedir desculpas.

Imagem de Campanha para alertar ilustradores japoneses

E dessa forma começou-se uma campanha para ensinar ilustradores japoneses a como se comportar quando um ataque começa.

As imagens acima possuem instruções aos ilustradores que acabem se tornando vítimas de assédio no twitter.

O aviso diz aos ilustradores que eles não fizeram anda de errado, que ele não violou nenhuma lei e que o problema é de quem ataca.

Recomenda que o ilustrador não peça desculpas, não delete sua ilustração ou a edite e que não faça uma declaração pública.

Há instruções do que fazer caso o ilustrador acabe sendo atacado, podendo ignorar, bloquear, mutar ou reportar o usuário por assédio.

Finalmente ele avisa que o povo que ataca não faz parte dos fãs do ilustrador, e que são apenas assediadores.

Uma coisa que o texto diz é para os ilustradores postarem em outras redes como Pixiv ou o Minds, mas nem o Minds é recomendável.

Isso porque reportes dizem que a rede social está banindo quem poste imagens de loli de forma muito rápida e fácil.

Existe até uma rede social criada para postar apenas sobre lolis.

Enfim, o que vocês acham disso? Do ataque que aquele ilustrador da Nessa sofreu e do texto criado para alertar ilustradores japoneses?

Até o momento a imagem com instruções aos usuários japoneses tem mais de 3500 compartilhamentos.

Arigas a Guilherme Tavares pela dica de post.

Compre na Amazon e apoie a Você Sabia Anime!

Antes de mais nada Siga a VSA no Face, no Instagram, no nosso canal do Youtube e Telegram, e o Hoss no Twitter!!

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube

%d blogueiros gostam disto: