Artista Tailandesa é pega fazendo Tracing de vários Mangás e Pede Desculpas

Artista Tailandesa é pega fazendo Tracing em vários Mangás e se desculpa

Artista Tailandesa é pega fazendo Tracing de vários Mangás e se desculpa

A primeira vez que vi esse assunto, eu pensei que ela tinha copiado de uma só pessoa, mas não, foi de muitos.

Vou tentar explicar a história, tem muitas coisas escritas em tailandês e eu não entendo nada, então passei no tradutor.

Existe uma artista na Tailândia chamada Fongnam (em seu perfil no Pixiv, ela informa que é mulher). então, pelo que pude ver ela publica novels na Tailândia, onde faz as artes.

Exemplo abaixo:

Admita que as capas são lindas, porque elas são.

O Começo da Treta e do Tracing

Pois bem, após o aparente lançamento das novels dela, o próprio pessoal na Tailândia começou a ver umas coisas estranhas sabe? Tipo, parece que eu já vi isso em algum lugar.

Tipo, essa arte aqui lembra muito essa outra de origem japonesa:

Então o pessoal começou a cavar sabe, e quando você cava a terra, normalmente você acha as coisas que alguém não queria que fossem achadas, e é por isso que ela cavou em primeiro lugar (Hoss filosófico)

Descobriram que muitas artes de Fongnam lembrava a de mangás/ilustrações de autoras japonesas, como por exemplo, o mangá Junshin, Hisashikarazu e Momo to Manji da autora Sakura Sawa.

Sim, ela fez tracing em dois mangás da mesma autora:

Tem mais:

Enfim, tem muitas comparações que a galera fez, e então a Fongman foi pega, foi pega, e a editora japonesa se pronunciou sobre o caso após tomar conhecimento da treta:

Pelo que pude entender, tanto a fromRED quanto a onBLUE pertencem ao mesmo time editorial, mas basicamente eles falam que tracing é ruim, que os artistas se dedicam muito a atingir aquele nível, que não é bom fazer isso etc.

Mas enfim, qual foi a reação da Fongnam?

Após ser descoberta, Fongnam escreveu cartas de desculpa a todas que ela fez o tracing.

Vamos ver:

Primeiro ela pediu desculpas a Matuo, por ter copiado uma ilustração dela para criar uma capa, ela pede perdão pelo ocorrido que não vai voltar a acontecer.

Agora o pedido de desculpas a Nadeshicorin (também ilustradora), ela pede desculpas por ter traçado o kimono e o estilo de cabelo que a Nadeshicorin faz.

Mesma coisa, pede por perdão, diz que não vai repetir, que vai deletar todas as suas ilustrações que violaram o copyright etc.

E por fim o pedido de desculpas para Sawa Sakura, dois pedidos de desculpa para ela na real.

São dois pedidos de desculpas porque um ela copiou do mangá ”Momo to Manji’ e do mangá ”Junshin Hisashikarazu”, já que os dois são da Sawa Sakura:

Por fim, dando uma pesquisa um pouquinho só mais a fundo, eu vi um povo, poucas pessoas, falando que em 2015 a Fongnam foi pega fazendo tracing, então tem ao menos umas 2 pessoas achando que um dia ela vai repetir isso.

Enfim, comentem ai.

Visto em: Otakomu (Arquivo)


Antes de mais nada curta a gente no Face, no Instagram, se Inscreva no canal do Youtube e do Telegram, e siga o Hoss no Twitter!!

Agradecimentos!

Por fim gostaria de agradecer a todos que estão apoiando a Você Sabia Anime, Agora você pode virar membro ou doar (Pix: [email protected] ). Dessa forma você ajuda muito a VSA a continuar ativa!

Arigas Maou XxGlaucioxX
🌟 Arigas Maou Roxo
Arigas Maou MrPanqueca
🌟 Arigas Yuusha Will
Arigas Yuusha Kagarashi 
🌟 Arigas Yuusha Andore
Arigas Yuusha Vitor Saggioro
🌟 Arigas Yuusha Makise Kurissu
Arigas Yuusha Selrach
🌟 Arigas Yuusha Brako2197
Arigas Yuusha Arkfire
🌟 Arigas Yuusha Taipan
Arigas Yuusha Wenderson999
🌟 Arigas Yuusha New Wave
Arigas Yuusha GregoMacedonio
🌟 Arigas Yuusha Tgsilva
Arigas Yuusha kurama1221
🌟 Arigas Yuusha D4rk_ECYS
Arigas Yuusha Akugami
🌟 Arigas Yuusha kryohsz 
Arigas Yuusha Akari
🌟 Arigas Yuusha jackcalabresa
Arigas Yuusha alltry
🌟 Arigas Yuusha shinibk201
Arigas Yuusha Carlosfas
🌟
Arigas Yuusha EmiyaKirito

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube

%d blogueiros gostam disto: