Mundo Anime

Quantidade de Animes Shonen contra Shoujos Irritam Otakus

Quantidade de Animes Shonen contra Shoujos

Uma discussão gerada por um usuário chamado Ivainn foi iniciada quando ele comparou a quantidade de animes shoujos e de animes shonens nos últimos 5 anos.

Ele então fez duas imagens, uma mostrando todas as produções, animes para TV, filmes e OVAs de produções shoujo e uma outra imagem com todos os animes vindo de shonens.

“Uma compilação de todos os animes shoujo lançados nos últimos 5 anos contra alguns shounens lançados no mesmo período. você ainda não vê um problema?”

Quantidade de Animes Shonen contra Shoujos Irritam Otakus 1
Quantidade de Animes Shonen contra Shoujos – Tweet original

Vamos ver as duas tabelas mais de perto? Abaixo você confere todos os animes shoujos lançados nos últimos 5 anos entre animes para TV, especiais, filmes etc:

Quantidade de Animes Shonen contra Shoujos Irritam Otakus

Agora a quantidade de produções de animes Shonen no mesmo período:

Quantidade de Animes Shonen contra Shoujos Irritam Otakus

O que Exatamente é Shoujo e Shonen?

Você pode reparar que temos animes na categoria “shounen” que caberia num shoujo totalmente certo? Animes como Kunoichi Tsubaki, Hitoribocchi, Love After World Domination entre outros.

O que acontece é que, quando se fala se um anime é “Shoujo” ou “Shonen” isso é totalmente baseado no público alvo da revista cujo esse mangá é publicado. No Japão os mangás são divididos em revistas focadas em um determinado público.

Revistas de mangás para garotos, garotas, mulheres e homens jovens e adultos. Hitoribocchi é publicado em uma revista cujo publico alvo são garotos, logo é um mangá Shonen. Você pode não gostar ou não concordar mas é assim que funciona.

Muita gente acha que “Shoujo” e “Shonen” são gêneros de história, mas é apenas a identificação do público alvo, My Hero Academia e outros mangás do tipo são mangás de “ação” e “luta”, o público alvo deles são garotos, logo são Shonens só por causa disso.

Existem Shonen de romance, drama, comédia entre vários outros gêneros.

Quantidade de Animes Shonen contra Shoujos Irritam Otakus

Após a publicação acima ter sido feita surgiram várias opiniões e comentários do porque a Indústria de anime não investir em mais produções shoujos. Esses foram alguns dos comentários:

“O que realmente me irrita é que poucos deles (tirando Fruits Basket) fez impacto. Eu não quero 20 shoujos toda temporada, me dê 5 ao ano e façam ele VALER A PENA.

Adaptem séries populares e amadas, gêneros diferentes, anime-os e faça o marketing direito!”

Sendo sincero, o comentário dessa pessoa não me faz sentido, porque o que você mais tem em animes é variedade de temas e histórias.

“Triste hein”

“Tem animes seinen e shoujo nessa lista de ‘Shonen’. Além disso você colocou várias temporadas de uma mesma série, até os OVAs para fazer a lista parecer maior”.

“É por que Shonen da dinheiro, Shonen pode ser o full genérico que ganha mais audiência do que um anime inovador shoujo, se pelo menos fizessem shoujos não ligados em algum romance…”

“Espalhando desinformação na internet hein”

“O mais engraçado é que vendo a imagem dos animes shonen você vê Nagatoro, Mob, Mitsuboshi Colors, Bokutachi no Remake e High Rise Invasion, todos eles não são shonen”

Depende da revista em que são publicados, se esses mangás são publicados em revistas Shonen, eles são considerados shonen. O Bokutachi no Remake é uma light novel, eu tiraria, mesmo que tenha mangá.

Kakegurui ajudou na Careta de Yelena
Kakegurui é considerado um shonen

“Isso é o normal, tem mais shounens populares do que shoujo”

“Essa é a razão pela qual eu mal assisto animes atualmente, poucos Shonen me interessam e alguns tem muito fanservice”

“Isso é apenas a demografia”

“38 animes shoujos em 5 anos? O que essa Indústria está fazendo?”

“E eles nos chamam de chorões por querer mais shoujos”

“Shonen vende? Animes Seinen também estão na sua lista, e ainda está dividindo por temporadas para deixar maior”

“Então é por isso que eu nunca ouço falar de animes shoujos dos outros hein”

“E poucos animes shoujos são realmente bons”

“E em vez de produzir mais shoujos nós ganhamos mais Isekais genéricos, que merda”

Porque a Indústria Investe Pouco em Animes Shoujos?

Resumindo a opera, quando um anime shoujo era feito o foco principal era mais promover o mangá original do que necessariamente ganhar dinheiro com o anime. Porém com o passar dos anos isso mudou na Indústria.

Hoje os animes geram lucro e tem várias formas de se ganhar dinheiro com eles, não é mais uma questão de ganhar dinheiro vendendo o material original ou vender Blu-ray, e a parte da Indústria que faz os animes shoujos não acompanhou isso da mesma forma que os shonens.

A indústria também tem preferido lançar animes de romance “unisex”, cuja taxa de sucesso é mais garantida, animes como Sono Bisque Doll, Nagatoro, Komi-san e Takagi que são animes que agradam tanto garotos quanto garotas.

Além disso existe outro fator, o público feminino gosta tanto de animes shoujo quanto dos animes shonen, já o público masculino costuma ficar em sua maioria mais nos shounen. Se querem mais animes shoujo, a única opção é apoiar com seu dinheiro quando uma produção shoujo surgir.

Gostou desse post? Nos ajude a trazer mais se tornando um Yuusha ou Maou, Apoie a Você Sabia Anime e tenha acesso a postagens exclusivas aqui no site. Clique Aqui.

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube