Anime

O que faz os funcionários da Nintendo continuarem na empresa?

O que faz os funcionários da Nintendo continuarem na empresa?

Uma vez que entram, os funcionários da Nintendo não querem mais sair da empresa. O que a Nintendo faz de maravilhoso para manter seus funcionários?

Recentemente, a gigante dos jogos chamou a atenção pela sua baixa taxa de rotatividade de funcionários, nesse post, temos uma análise de um especialista que busca entender mais sobre esse assunto, bem como a opinião de alguém que já trabalhou na empresa.

O que faz os funcionários da Nintendo continuarem na empresa?

Antes de mais nada, o que seria essa baixa taxa de rotatividade de funcionários? Resumindo, é uma porcentagem média de pessoas que se demitem de uma empresa no prazo de 3 anos após a sua entrada.

A Nintendo consegue reter quase todos os seus novos funcionários, com uma média de 1 em cada 100 novos funcionários contratados saindo da empresa.

Um artigo do Business Journal examina a alta taxa de retenção de novos funcionários da Nintendo, com detalhes sobre as condições de trabalho da empresa de jogos, como benefícios, reconhecimento da marca e o que motiva seus funcionários a continuarem nela.

Um Kirby fofo para você:

O que faz os funcionários da Nintendo continuarem na empresa?

Continuando, a Nintendo é uma das empresas mais desejadas. Muitos estudantes querem trabalhar nela após suas formaturas. De acordo com um ranking de popularidade de emprego de 2023 da Tokyo Keizai, a Nintendo foi classificada entre as 100 principais empresas para as quais os estudantes no Japão queriam trabalhar.

Uma vez contratados, os funcionários da Nintendo nunca mais querem sair. Com base em algumas informações disponibilizadas no site oficial da empresa sobre seus funcionários, a taxa de rotatividade no Japão foi de 1,9% no período entre abril de 2022 e março de 2023. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão relatou 31,2% como a taxa média de rotatividade para graduados universitários em 2020.

Em entrevista para o Business Journal, Hiroki Okamoto, CEO da UZUZ, uma empresa que fornece suporte de emprego para pessoas na faixa dos vinte anos, diz o seguinte:

”Acho que os 98,8% da Nintendo é um número surpreendente. As grandes empresas tendem a ter altas taxas de retenção porque oferecem salários competitivos e benefícios abrangentes. Em particular, a Nintendo é uma empresa muito popular no Japão e as suas oportunidades de recrutamento são limitadas, pelo que os funcionários que ingressam na empresa com sucesso podem não ter motivos para sair.”

O que faz os funcionários da Nintendo continuarem na empresa?

A Nintendo possui uma renda média anual bem alta, tendo o quarto maior salário de uma empresa de videogame. Mas Okamoto diz que o salário alto e a taxa de entrada competitiva de uma empresa não garantem a permanência dos funcionários:

”É claro que os benefícios abrangentes da Nintendo desempenham um papel nisso. Eles tem uma alta taxa de utilização de férias remuneradas, oferecem forte apoio aos pais e possuem um sistema de pontos exclusivo para funcionários que pode ser usado para jogos, livros, viagens e muito mais. Eles também tem um profundo conhecimento da diversidade e introduziram um sistema de parceria que permite que funcionários com parceiros do mesmo gênero sejam tratados como se fossem casados, entre outras iniciativas progressistas e práticas.”

Um ex-funcionário da Nintendo chamado Takaya Imamura, que trabalhou na empresa por 32 anos como diretor de arte e produtor, disse o seguinte sobre esse assunto:

”Não existe filosofia ou credo corporativo. Faça o seu melhor e deixe o resto para o destino. Respeite o espírito de originalidade. Acho que a permeação dessa mentalidade é o que tem criado um ambiente confortável entre os colaboradores. Quando entrei, não existia sequer um sistema de aposentadoria compulsória baseado em idade.”

A Nintendo é o que chamam de ”empresa branca”. No Japão esse termo se refere a uma empresa com condições de trabalho preferenciais como bom salário, cultura de trabalho saudável e poucas horas extras. A Nintendo está no topo do ranking de empresas brancas na indústria de jogos, junto com a Sony Interactive Entertainment e a Bandai Namco.

Via: Automaton

Mangás em promoção aqui.

Assine a Você Sabia Anime aqui ou doe qualquer valor para nos ajudar no pix [email protected]

Leia Mais posts na Você Sabia Anime