Anime

A dureza de ser um animador novato no Japão: A paixão é o que os faz continuar na indústria

A dureza de ser um animador novato no Japão

Vocês já devem saber da dureza de ser um animador novato no Japão. Muitos artistas sofrem com péssimos salários e condições de trabalho. Só que devido a grande demanda de animes, a indústria está prosperando com uma receita líquida anual de mais de 2.74 trilhões de ienes.

Tendo isso em mente, seria natural pensar que os animadores estariam sendo bem pagos, né? Só que o buraco é mais embaixo. Isso vale apenas para os artistas que já se destacaram como artistas de keyframes, enquanto nada, absolutamente nada parece mudar para aqueles que estão começando suas carreiras.

A dureza de ser um animador novato no Japão

Mesmo com as dificuldades, a dureza de ser um animador novato no Japão, ainda há aqueles que desejam mais do que tudo se tornar animadores, movidos pela paixão, essas pessoas não deixam essa ideia de lado:

a dureza de ser um animador no japão

”Quando eu estava na faculdade, uma vez participei de uma feira de empregos para uma grande produtora de animação. Eles nos explicaram que os salários eram baseados em comissões e que a garantia mínima era de 50.000 ienes por mês, mas que, na maioria dos casos, era tudo o que as pessoas ganhavam durante o primeiro ano.

Outra pessoa presente perguntou a eles: ”Isso significa que fazemos outros empregos de meio peíodo enquanto trabalhamos durante o primeiro ano?” Qual você acha que foi a resposta?”

”Não, se você trabalhar meio período, nunca melhorará suas habilidades e sua renda não aumentará de 50.000 ienes, portanto, até que você possa obter uma renda estável, dedique seu tempo fora do trabalho para praticar em seu ter.

Nesse ínterim, você pode sobreviver fazendo com que seus pais paguem por suas despesas de vida e similares. Isso é o que eles tinham a dizer… Lembro-me de ter ficado surpreso que uma empresa dissesse de forma tão descarada a seus funcionários que ganhassem a vida pedindo dinheiro aos pais. Foi quando percebi que esta indústria não estava em seu juízo perfeito.”

Eis a dureza de ser um animador novato na indústria de animes do Japão. Nessa empresa em particular, os animadores garantem uma renda mensal de 50.000 ienes, mas de acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, o salário médio mensal para recém-formados é de 226.000 ienes para graduados universitários e 255.600 ienes para pós-graduados.

Levando em conta o custo de vida no Japão, o valor mínimo garantido pela empresa de animação está longe do aceitável. E, apesar disso, a empresa também exige que os funcionários trabalhem em suas folgas destacando novamente a dureza de ser um animador novato no Japão.

dureza de ser um animador novato no japão

Outros usuários também já relataram sobre a dureza de ser um animador novato no Japão, mencionando que também já foram questionados se moravam com os pais e se tinham mensalidades ou bolsas de estudos para devolver nas entrevistas. Essas condições já definem o padrão para entrar na indústria de anime:

”Após a formatura trabalhei em um determinado estúdio como assistente de produção por 3 anos. A taxa para animadores era de 200 ienes por 1 no meio. A maioria dos recém-chegados só consegue desenhar cerca de 10 quadros por dia durante o primeiro ano.

Se eles se tornarem artistas de quadros-chave, eles podem fazer cerca de 3 cortes por dia, por cerca de 2.000 ienes por corte. Como funcionários, os assistentes de produção ganham cerca de 150.000 ienes por mês. Todas as noites incluídas. Dois dias de folga por mês. Este era o estado há 15 anos.”

Logo abaixo você terá uma visão geral dos rendimentos médios anuais na indústria de anime que mostra discrepância nos rendimentos entre as diferentes posições:

dureza de ser um animador novato no japão

A dureza de ser um animador novato no Japão: Por que o baixo retorno para os animadores?

Segundo o produtor de cinema Masuo Ueda, a resposta pode estar nos chamados comitês de produção. Os comitês de produção são coalizões temporárias criadas para financiar projetos específicos de anime que consistem em empresas de marketing, empresas de merchandising e similares.

Uma vez que essas empresas são capazes de fazer os maiores investimentos em projetos, elas também colhem a maior parte dos lucros, deixando os estúdios de produção de anime com a ponta curta do bastão.

Por sua vez, os estúdios de produção garantem seu próprio lucro reduzindo os salários e pressionando ainda mais sua equipe, por isso a dureza de ser um animador novato no Japão.

Assim, podemos ter um pouco da noção de como é a indústria de anime e das dificuldades de fazer parte dela. Apenas aqueles movidos pela paixão são capazes de continuar.

Via: Automaton

Mangás em promoção aqui.

Leia Mais posts na Você Sabia Anime