Anime Yaoi muda de Nome para Não Irritar Estrangeiros

Em março de 2025 foi anunciado que o mangá de romance Yaoi “Shota Oni” vai ganhar uma adaptação para anime, porém com o anuncio da adaptação em anime veio uma certa notícia, diferente do mangá, o anime não vai se chamar Shota Oni e sim “Ore to Yuu-nii!”.
Normalmente quando um mangá ganha uma adaptação em anime, mantém o mesmo nome mas nesse caso aqui eles decidiram alterar e porque? Bom, a própria autora, Nakayama Miyuki explicou:

“Um mangá que comecei a desenhar apenas como hobby acabou, felizmente, recebendo o apoio de muitas pessoas e levando a um futuro enorme chamado anime. Muito obrigada!
Para esta adaptação em anime, decidimos dar um título específico para a versão animada. No início, como era uma obra totalmente amadora publicada nas redes sociais, usei um nome que deixava claro o ‘gênero/categoria’ da história.
Porém, ao considerar as diversas questões que poderiam surgir ao usar esse tipo de nome como título oficial em uma adaptação de alcance mais amplo, optamos por Ore to Yuu-nii! para o anime.”
O Comitê de produção também explicou a mudança:
“Para a definição deste título, realizamos diversas discussões com todas as partes envolvidas no processo de adaptação, buscando uma forma de fazer com que a obra chegasse ao maior número possível de pessoas.
Após consultas com a autora original, Miyuki Nakayama, priorizamos o charme da obra, sua visão de mundo e a personalidade dos personagens, chegando ao título Ore to Yuu-nii! como um nome que transmite proximidade e familiaridade.”

Eu vou traduzir aqui para vocês o que aconteceu, O mangá tem a palavra “SHOTA” no seu título, a história é um romance YAOI que acompanha a relação entre um “shota dedicado que quer crescer logo” e um “oniisan colegial calmo e gentil”. Então eles tiveram que amenizar no título pois só o mangá já recebeu criticas de estrangeiros por ser um romance com um shota.
Ai está a razão, como mencionado a autora começou esse mangá apenas por hobby nas redes sociais, mas com o tempo ele se tornou popular, ganhando versão fisica e agora até anime.
