Anime Joystick

Ys X Proud Nordics é um Game Muito Divertido, com uma Heroína e uma História muito chata

Compartilhe esse Post!

Ys X Proud Nordics é um Game MUITO DIVERTIDO com uma Waifu e História MUITO Chata

Dia 20 de fevereiro vai sair a versão melhorada de Ys X Nordics, chamada Ys X Proud Nordics, a qual eu pude jogar graças a uma cópia que a NIS nos enviou (eu nunca esperava por isso). Na verdade, eu ainda estou jogando o game e não consegui terminá-lo a tempo do embargo.

Então é o seguinte: estou dando minha opinião sobre o jogo como alguém que ainda não o terminou. Neste momento, estou no capítulo 8, com 32 horas de jogo, porque preferi fazer muitos conteúdos extras em vez de focar apenas na história principal.

Ys X Proud Nordics 1

Primeiramente, o que é Ys, caso você não saiba? É uma série de JRPG de ação em que você controla um personagem (ou pode alternar entre personagens, dependendo do jogo) e sai explorando mapas enquanto derrota inimigos.

Todas as imagens de Ys X Proud Nordics neste post são do meu save.

Ys X Proud Nordics é um game muito divertido, com uma Heroína e uma História muito chata

Antes de começar, do que é Ys X Proud Nordics?

O protagonista Adol, junto com seu amigo Dogi, chega a uma região que tem um povo que lembra vikings. Então, monstros atacam a cidade em que você está e, nisso, você acaba se unindo de forma forçada à filha do chefe dos vikings, Karja. Juntos, vocês saem resgatando os moradores que foram transformados em monstros e, ao mesmo tempo, derrotam os vilões.

Ys X Proud Nordics 2

Em Ys X Proud Nordics há dois personagens jogáveis: Adol e Karja. Basta apertar um botão para alternar entre os dois. Cada um tem seu próprio HP, status e habilidades. Se o HP de um cair bastante, você pode trocar para o outro, que estará com o HP cheio. Se um personagem perder todo o HP, é possível revivê-lo segurando um dos botões do controle.

Veja nos meus prints abaixo: eu posso alternar entre Karja e Adol quando quiser. Peço desculpas pelos spoilers, estou no capítulo 8 e esse já é um local mais avançado do game, mas estou travado ali e não posso voltar.

Ys X Proud Nordics 6 Ys X Proud Nordics 7

Sobre Adol, ele é o típico protagonista silencioso em que você escolhe as opções de fala. Já Karja fala e participa ativamente da história, mas eu a acho chata. Sinceramente, não gosto muito dela e não a vejo como “waifu material”. Dizem que Ys tem garotas melhores em outros jogos, mas Karja não me agrada.

Ys X Proud Nordics 5

Como o jogo tem temática viking, você possui um navio que pode personalizar e também há combates navais. Eu nunca consegui gostar muito de jogos com navios. Por exemplo, achei as batalhas e a navegação em Pirate Yakuza bem chatas, mas em Ys X Proud Nordics até que ficou legal.

O mapa do mundo de Ys X é explorado com o navio, cruzando de ilha em ilha.

Ys X Proud Nordics 4

Eu achei muito divertido navegar entre as ilhas, explorá-las e descobrir os segredos escondidos. Não sei explicar muito bem, mas gostei bastante da exploração e do combate. O problema, para mim, é a história, que é chata. Além disso, o jogo parece ter reunido praticamente todos os clichês possíveis de anime.

Então, jogar é bem divertido, mas a história, na minha opinião, não é algo que realmente me anima. Disseram que outros jogos da série Ys têm histórias melhores, e realmente esse não parece ser o ponto forte aqui.

Ys X Proud Nordics 8

Outra coisa que preciso comentar: estou jogando na dificuldade Normal (o jogo tem opções bem mais difíceis) e, no começo foi dificil ganhar dos chefes, eu quase morria para quase todos. Pelo que percebi, esse é um jogo que poderia ser finalizado em cerca de 20 horas, mas eu já estou com 32 e você sabe porque né? Fico fazendo extras, explorando e passeando.

O que aconteceu foi que eu fiquei forte demais. Agora, no capítulo 8, perto do fim do game, os chefes estão fáceis demais. Estou derrotando-os sem dificuldade. Então, se você for como eu, jogar no Normal e fazer vários dos extras antes de zerar, saiba que ficará forte demais e vai derreter o HP dos inimigos.

Ah, e mais uma coisa: Ys X Proud Nordics já vem com as DLCs inclusas. Você pode personalizar o visual dos personagens, como cabelo, roupas etc., e a Karja tem algumas roupas bem ecchi. Dá para deixá-la com visuais bastante ousados.

Ys X Proud Nordics 3

A minha Karja ficou com cabelo azul e orelhas de gatinho durante quase toda a jogatina. Também é possível deixá-la ruiva ou personalizar como quiser dentro das opções que o jogo oferece.

Ys X Proud Nordics é uma versão melhorada de Ys X Nordics. Eu nunca joguei a versão original, então essa é minha primeira experiência com Ys X. Por isso, não sei dizer exatamente o que foi adicionado ou alterado em relação ao jogo anterior.

Eu recomendo o game? Se você joga apenas pela história, pode não se empolgar muito. Eu fiz parecer que ela é terrível, mas não é tanto assim. O problema é a quantidade exagerada de clichês de anime, o que me incomoda. Se fosse apenas um ou outro, estaria tudo bem, mas é uma concentração muito grande. Ainda assim, não é horrível como pareceu; só não é muito interessante. Por outro lado, o gameplay é bem divertido.

Ys X Proud Nordics será lançado oficialmente no dia 20 de fevereiro para Steam, Switch 2, PS4 e PS5. E é isso.