VTubers Kiryu Coco e Akai Haato são suspensas por 3 Semanas por falarem Taiwan
A Cover Corp, que gerencia a agência de VTubers Hololive, aplicou uma suspensão de 3 semanas nas VTubers Kiryu Coco a Akai Haato.
A suspensão vale para os canais no Youtube e os perfis do Twitter das duas. Segundo o comunicado abaixo, o ”motivo oficial” da suspensão das duas é por conta de terem revelados dados do analytics dos seus canais no Youtube, basicamente, aqueles dados da quantidade de inscritos de cada país etc, e de terem feito comentários que foram ”insensíveis a residentes de certas regiões”.
[Press Release]Regarding issues caused by on-stream statements by our talentshttps://t.co/Led5fy5hLS
— hololive Official (@hololive_En) September 27, 2020
Pelo que eu entendi da história toda, basicamente as duas fizeram uma live e mostraram quais países mais interagiam com elas. Por padrão o Youtube lista Taiwan como um país, e elas acabaram mencionando Taiwan, já que estava na listagem de seus analytics.
Foram punidas por isso, pois chineses começaram a assediar as duas online. Existe uma treta histórica entre China e Taiwan, a China não reconhece Taiwan como um país independente e acaba ficando de mal com quem reconhece.
Por falar nisso, o report feito pela Cover no seu canal no Bilibili é bem diferente do comunicado em inglês e japonês:
Eu não sei ler chinês mas segundo uma tradução, basicamente a Cover pede desculpas pelo ”erro” na live, e que o erro não representa a opinião da Cover, eles falam que apoiam* a política de ”Uma China” (que ignora Taiwan como país independente), e que respeitam a soberania da China e da relação entre Japão-China.
E que por último, respeitam os sentimentos do povo chinês e que eles aceitam as críticas e correções sobre este caso, e que vão melhorar a educação e gerência de seus talentos para prevenir que isso ocorra no futuro.
Se a tradução estiver correta, cacete hein.
*Na tradução está “suportam” mas creio que isso passe a intenção errada da palavra nesse caso.