Vtuber Filian Enfrenta Polêmica Após Anúncio de Nendoroid
A Vtuber Filian está colhendo os frutos do seu sucesso após anos fazendo lives na Twitch. Filian era apenas uma jogadora de VRChat que gostava de usar o avatar “Rindo” (uma garota raposa) no jogo.
Por influência de amigos, ela começou a fazer lives na Twitch em 2021 e alcançou sucesso, tendo hoje quase 1 milhão de seguidores. Recentemente, durante a Anime Expo, a Good Smile Company anunciou um Nendoroid inspirado na Filian:
Essa é uma ótima notícia e um reflexo do sucesso, pois empresas procuram patrocinar e criar produtos sobre você. No entanto, há um problema aqui.
Vtuber Filian Enfrenta Polêmica Após Anúncio de Nendoroid
Filian era uma jogadora de VRChat e gostava de usar o avatar “Rindo”, criado por Jingo. Abaixo, você pode comparar os dois modelos.
Essa é a Rindo, criação de Jingo:
E esse é o modelo que a Filian usa, que é uma Rindo porém com outras cores:
Era esperado que a Vtuber Filian trocasse esse avatar do VRChat, criado por outra pessoa, e pagasse por um avatar próprio. Isso é comum entre Vtubers, muitas começam usando avatares feitos por outras pessoas e, quando alcançam certo sucesso e parcerias comerciais, pagam por um modelo próprio.
Jingo, o criador do avatar original, tomou conhecimento do ocorrido e afirmou que não sabia e nem tinha dado permissão para a Good Smile Company produzir um Nendoroid de sua personagem. Ele entrou em contato com a empresa sobre o assunto.
O assunto ganhou grandes proporções, e o anúncio da Good Smile Company no Twitter recebeu muitas críticas. Curiosamente, no final do ano passado, Filian realizou um “Vtubers Awards” para celebrar Vtubers, dando muita atenção a várias Vtubers independentes, fora de grandes empresas como Hololive.
Entre as pessoas que estão denunciando Filian a Jingo, está Akane, uma pequena Vtuber que mostrou que Filian tem comercializado produtos usando o modelo de Jingo.
Até o momento, nem a Good Smile Company nem Filian se pronunciaram. No entanto, a maioria das opiniões concorda que Filian já deveria ter passado para um avatar próprio há muito tempo.
Nos siga no Google News para receber nossas últimas notícias
Posts Relacionados