Visa Bloqueia Pagamentos de Conteúdo Hentai para Proteger sua Marca
Desde o ano passado, grandes plataformas de conteúdo japonês têm enfrentado restrições impostas por empresas internacionais de cartões de crédito e processadores de pagamento. Essas empresas vêm exigindo a remoção ou censura de conteúdo adulto e, em alguns casos, encerrando unilateralmente métodos de pagamento.
Exemplo disso é a rede de mangás doujinshi Melonbooks, que não pode mais aceitar pagamentos com Visa ou Mastercard, e o arquivo de mangás fora de circulação Manga Library Z, que encerrou suas atividades após perder praticamente todas as opções de pagamento.
Essas medidas têm gerado críticas tanto no Japão quanto no exterior, especialmente porque plataformas de obras autopublicadas e fanart parecem ser os principais alvos. Personalidades como Yoko Taro, criador de NieR: Automata, já se posicionaram contra essa pressão, classificando-a como “perigosa” por ameaçar a liberdade de expressão.
Visa Bloqueia Pagamentos de Conteúdo Hentai para Proteger sua Marca
Na última semana, durante uma coletiva da Visa Worldwide Japan Co. para apresentar estratégias de expansão local (relatada pelo Impress Watch), o CEO Seetan Kitney foi questionado sobre o motivo pelo qual os cartões Visa se tornaram indisponíveis em sites que oferecem conteúdo adulto legal no Japão.
Kitney explicou que, embora a política da Visa seja facilitar compras legais e legítimas sempre que possível, “às vezes é necessário negar o uso para proteger a marca.” Ele destacou que essas são “decisões complexas que envolvem políticas globais e locais” e afirmou que a empresa valoriza a sinceridade e integridade em suas ações, sugerindo que a postura atual não deve mudar. Entretanto, nenhum detalhe foi fornecido sobre as políticas específicas que influenciam essas decisões.
via Automaton
- Nos siga no Google News para receber nossas últimas notícias direto no seu feed
- APOIE o Site virando Membro aqui e navegue no site sem propagandas! PREÇOS PROMOCIONAIS!!