Uma Pessoa foi Presa após Ameaçar uma Vtuber
A empresa japonesa de entretenimento ANYCOLOR, conhecida por gerenciar a agência de VTubers Nijisanji, anunciou a prisão de um indivíduo no dia 3 de dezembro, sob a acusação de obstrução de negócios. Segundo informações divulgadas pelo ITMedia, o suspeito teria enviado diversas mensagens ameaçadoras direcionadas à empresa e a uma de suas VTubers afiliados.
Uma Pessoa foi Presa após Ameaçar uma Vtuber
De acordo com o comunicado oficial da ANYCOLOR, o suspeito repetidamente utilizou fóruns “anônimos” na internet e o formulário de contato da empresa para enviar mensagens ameaçadoras. Nessas mensagens, ele expressava rancor pessoal contra a VTuber em questão e proferia ameaças de violência contra a empresa e a Vtuber.
Após tomar conhecimento dos fatos, a ANYCOLOR prontamente acionou a polícia e as autoridades competentes, apresentando queixas civis e criminais contra o indivíduo.
Em sua declaração, a empresa destacou que está “adotando medidas firmes para responsabilizar legalmente o suspeito e garantir um ambiente seguro onde todos os fãs possam aproveitar o conteúdo da ANYCOLOR.”
A empresa agradeceu às pessoas que enviaram informações relacionadas ao caso por meio de seu formulário de denúncia. Entretanto, pediu enfaticamente que o público evite entrar em contato com as Vtubers sobre o caso, seja por redes sociais ou nos comentários do YouTube, e desaconselhou fortemente a propagação de boatos sobre o incidente e a identidade da vítima.
O Problema do Assédio Online Contra VTubers
O assédio virtual direcionado a VTubers continua sendo um problema crescente. Em maio de 2024, a ANYCOLOR e outras empresas relacionadas a VTubers e influenciadores no Japão criaram um subcomitê dedicado ao combate ao cyberbullying.
Contudo, as VTubers enfrentam desafios adicionais ao buscar ações legais contra seus agressores. Em casos de difamação, os avatares dos VTubers podem ser vistos como personagens fictícios, permitindo que a defesa argumente que os comentários maliciosos são direcionados ao avatar, e não à pessoa real por trás dele.
No relatório de 31 de outubro sobre a primeira reunião do subcomitê anti-cyberbullying, a ANYCOLOR reiterou seu compromisso em adotar diversas estratégias legais para identificar e processar aqueles que caluniam, assediam ou ameaçam VTubers. No caso atual, a empresa está agindo com base na acusação de “obstrução de negócios.”
Fonte ANYCOLOR via Automaton
- Nos siga no Google News para receber nossas últimas notícias direto no seu feed
- APOIE o Site virando Membro aqui e navegue no site sem propagandas! PREÇOS PROMOCIONAIS!!