Otakice

Tese Acadêmica: “Sailor Moon me Tornou Gay” Viraliza na Net

Sailor Moon me Tornou Gay

Um estudo universitário viralizou no México por ter como tema “Sailor Moon me Tornou Gay”, com muitas pessoas criticando a tese acadêmica por ser “fútil” e ter usado de dinheiro público para algo que não é urgente.

A tese foi escrita por Daniel Eugenio Salinas Lara e faz parte de seus estudos para receber o título de mestre em Estudos Humanísticos no Tecnológico de Monterrey e bom, gerou muitas criticas.

Tese Acadêmica: “Sailor Moon me Tornou Gay” Viraliza na Net

A tese de Daniel Eugenio tem como apresentação a seguinte descrição: “Os estudos de recepção por parte de homens gays geralmente se concentram na representação de personagens LGBTQ+ em produções direcionadas a esse público, deixando de lado produções infantis ou aquelas que não os contemplam como audiência-alvo.

Sailor Moon me Tornou Gay

Como Sailor Moon era direcionado a um público jovem feminino, ser fã do anime podia ser interpretado como uma transgressão de gênero para os meninos mexicanos nos anos 1990. No entanto, isso não impediu que alguns homens gays que assistiram à série durante sua infância continuem a se considerar fãs até hoje.

O presente estudo é uma investigação qualitativa que analisa os processos de subjetividade e formação de identidade de homens gays millennials mexicanos a partir do consumo de Sailor Moon. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez fãs da série residentes em Monterrey para explorar suas experiências de consumo desse anime ao longo do tempo.

Constatou-se que a estética e os temas femininos, ausentes em outras produções contemporâneas, eram uma parte importante do interesse por Sailor Moon, pois despertavam prazer ou identificação por seu afastamento da masculinidade hegemônica com a qual eles não se identificavam.

Música Tema de Sailor Moon é Baseada em Canção sobre Beber muita Tequila

Embora inicialmente essa experiência de consumo fosse cautelosa, na vida adulta o gosto pela série é recontextualizado e reivindicado como parte da identidade gay millennial e da aceitação da feminilidade gay. Esses achados contribuem para o entendimento da subjetividade gay e do consumo de mídia além da representação.”

Um dos outros pontos de critica da tese é que o autor entrevistou apenas 10 pessoas, ao qual é um número muito pequeno para qualquer amostra de estudos do tipo.

Mas os otakus obviamente não perdoaram e alguns lembraram que outros trabalhos acadêmicos do tipo já foram feitos no México, como por exemplo o caso abaixo de um estudo relacionado a Cavaleiros do Zodíaco que até foi parar no jornal da época:

Cavaleiros do Zodiaco

Caso você queira ler a tese por completo (em espanhol), clique aqui, abaixo tem algumas reações:

“Que loucura, e aqui estou eu pensando que a Sailor Mars foi minha primeira namorada.”

“Não é por menosprezar a especialidade, mas… HAHAHAHAHAHAHA o que esperavam de Humanidades?? HAHAHAHAHAHA”

“Estava lendo um pouco dessa tese, e muitas coisas parecem tiradas da Wikipedia. Suponho que os padrões em Humanidades não sejam tão altos.”

“Reuni 10 amigos para impulsionar minha narrativa como se fosse de qualquer jeito: A tese.”

“Calma. Quando fiz minha tese sobre o Grindr, todo mundo riu, e essa também foi possível. A primeira investigação está aí para ser desenvolvida, sem paradigmas ou preconceitos. Espero sua análise.”

“O estado completo de nossos futuros “cientistas” no México:”

“Por curiosidade mórbida, quero ler a tese e me sentir ainda mais péssimo por tudo o que tenho negado até agora.”

“Não acredito, se não querem fazer uma tese, se formem de outra forma.”

“Uma tese sobre como as teses, na verdade, são projetos de Wattpad institucionalizados.”

“Então, posso mudar minha tese para como o arco da Expedição a Tóquio de Haikyuu é um medicamento antidepressivo?”

via Twitter

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube