Skeb Respondeu a Vtuber Bao que Criticou Site sem Conhecer as Regras

Após criticas e um “eu odeio você”, o site de comissões Skeb respondeu a vtuber Bao, mas… você conhece o site Skeb? O Skeb é uma plataforma japonesa online que conecta criadores como ilustradores, animadores, escritores e dubladores com pessoas que desejam encomendar trabalhos personalizados.
Porém o Skeb funciona de forma completamente diferente de outros sites do tipo, pois aqui são os criadores que tem mais controle sobre o que fazem.
Enfim, e porque estamos falando o Skeb e também vamos mencionar a Vtuber Bao com mais de 600.000 seguidores na Twitch? Tudo começou quando a Vtuber Bao fez a seguinte publicação:
“Artistas, por favor peçam permissão antes de postar publicamente pedidos terminados, eu sei que vocês estão animados em terminar um pedido realmente legal, mas vocês podem dar spoiler dos projetos dos seus clientes.
Tem tantos pedidos que eu desistir de fazer algo porque foi publicado antes de eu poder fazer algo com eles. Eu te ODEIO Skeb”

O que ela está criticando ai é o seguinte, quando você entra no Skeb e visita a página de qualquer artista, você pode ver os trabalhos dele lá, como o print abaixo mostra, então ela está reclamando que quando ela contrata um ilustrador pelo Skeb, ele já publica a arte antes mesmo que ela possa divulgar.

Porém é assim que o Skeb funciona.
Skeb Respondeu a Vtuber Bao!
Eis então que após ter recebido várias criticas dos fãs da Vtuber, eis que em um épico tweet o site Skeb respondeu a Vtuber Bao com um enorme aviso.
O Skeb publicou:
“AVISO!
Todos os direitos dos trabalhos no Skeb pertencem aos criadores.
Os clientes não podem restringir os criadores de publicar seus trabalhos por nenhuma razão.
Esse aviso é mostrado 4 vezes antes de você enviar seu primeiro pedido e você não pode proseguir se não marcar a caixa concordondo com esse termo”.

A resposta do Skeb foi visualizada mais de 1 milhão de vezes e eles continuaram com sua explicação:
“O Skeb é fundamentalmente diferente das plataformas ocidentais de comissões de arte. É uma plataforma de apoio a criadores, enraizada na cultura japonesa “Sukebu” — onde artistas desenham ilustrações na hora em convenções de doujinshi. O Skeb NÃO é um mercado de materiais prontos.
Mais de 30% dos usuários agora são de fora do Japão. Agradecemos sinceramente a todos no exterior que leem com atenção nossos Termos e Políticas e apoiam os criadores.
Apenas nós podemos emitir advertências ou aplicar penalidades por violações de nossos Termos e Políticas. Quando informações falsas se espalham, entraremos em contato diretamente com as partes envolvidas. Ações de “justiça com as próprias mãos” ou ataques são estritamente proibidos. Agradecemos pela compreensão.”
Após os tweets do Skeb, Bao apagou os seus e até o momento não deu nenhuma declaração e nem um pedido de desculpas. Realmente é algo bem diferente do ocidente, mas se deve entender que é algo japonês e da cultura deles, existem outras plataformas por ai que você pode pedir sigilo dos seus pedidos de ilustrações.
Vamos ver reações?
- “Espera, a Vtuber que odeia homens também é um pedaço de merda?”
- “Desviando da culpa igual louca, apagando tweets em vez de pedir desculpas”
- “Talvez Bao deva contratar alguém para ensinar ela a ler”
- “Skeb estava ganhando criticas sem necessidade dela e dos fãs dela porque ela não leu os termos”
- “Sem chance que o site teve que fazer uma declaração em inglês (sendo um site 100% japonês) por causa de uma Vtuber americana”
- “Eu odeio Bao”
- “Ela imediatamente apagou as evidências”
- “O tweet dela foi tão vergonhoso que o Skeb teve que a corrigir”
- A coisa ficou séria, o Skeb decidiu contra atacar e ela apagou os tweets”
- “Skeb, apenas dê um ban na Bao logo”
- “Parece que ler os termos e ignorar 4 avisos é algo nível Dark Souls para alguns”
- “São situações assim que me faz pensar que Bao não é maliciosa, só burra mesmo”
Vale ressaltar que o Tweet original da Bao teve mais de 1 milhão de visualizações e aparentemente os seus fãs cairam na onda e foram criticar o Skeb.
