Com Relançamento, Sites Gamers voltam a Criticar Persona 3 e 4
No último dia 19 deste mês, os clássicos Persona 3 e Persona 4 foram relançados em versões melhoradas para absolutamente todas as plataformas. No caso de Persona 3 tivemos a versão Persona 3 Portable sendo relançada, Persona 4 foi a versão Persona 4 Golden.
Eu mesmo gosto bastante da série assim como a série mãe, Shin Megami Tensei (zerei o Strange Journey mas já joguei até certo ponto o Soul Hackers e o Shin Megami Tensei IV), em relação a Persona, eu já zerei o Persona 3 original, o Persona 1, os dois jogos do Persona 2 e o Persona 5 Royal, falta apenas o 4 para eu ter fechado todos os principais.
Porém, “sites gamers” resolveram atacar os dois games meio que ao mesmo tempo, com o relançamento deles, artigos atacando o que eles acham que é errado foram publicados e é claro que a galera online não os perdoou.
Sites Gamers voltam a Criticar Persona 3 e Persona 4
Vamos entender as criticas, primeiramente começando com Persona 3, que é o meu jogo favorito da série. O que acontece aqui é que a versão Persona 3 Portable te permite escolher o gênero do seu personagem.
Quer jogar como o personagem masculino? Ok, quer jogar com a personagem feminina? Ok, e neste game, escolher o garoto ou a garota muda vários aspectos da história do game, não é apenas algo visual.
Certas interações e eventos só ocorrem com o protagonista homem e outras situações e eventos só ocorrem com a protagonista mulher, porém o que alguns sites reclamaram sobre o game?
O The Gamer disse que Persona 3 é misógino, o site Paste disse que Persona 3 falhou na sua perspectiva feminina, e porque isso? Porque se você escolhe a garota, o menu do game é todo rosa:
Se você escolhe o protagonista masculino, toda o menu e botões são azuis, se você escolhe a protagonista feminina, é tudo rosa, e alguns sites veem problema nisso e até esperavam que a Atlus modificasse isso no relançamento, o que não aconteceu.
Veja o que escreve o site The Gamer sobre a protagonista feminina de Persona 3 Portable:
“A primeira coisa que você nota ao escolher a protagonista feminina é o quão rosa tudo é, você sabe, a cor que as garotas são legalmente requeridas a amar e ter em todas as suas coisas. Eu não tenho nada contra a estética, mas em Persona 3 Portable isso é estereótipo, berrante e cobre todos os aspectos do menu.
O personagem no canto da tela e o dialogo antepassado fazem um trabalho sólido de definir sua identidade de qualquer forma, então eu aposto que a Atlus não queria que a gente esquecesse que temos uma vagina.”
Reclamações contra Persona 4
Persona 4 Golden foi bem mais criticado que Persona 3 Portable, eu não zerei o game ainda e estou tendo vendo a história ainda, então me desculpem mas eu terei que meio que adivinhar os motivos do porque a reclamação destes sites.
Basicamente pelo que eu consigo entender (visto que eu ainda não zerei o game e ainda não cheguei na dungeon da Naoto). a reclamação aqui é basicamente sobre os personagens Kanji e Naoto.
Kanji é um rapaz que por vários momentos no jogo da a entender que ele se interessa por homens, porém em muitos momentos ele nega isso e tenta se aproximar de garotas também.
O que ocorre na verdade e que eu entendi e também algo que ele disse, é que ele tem medo/dificuldade de fazer amigos, e garotas são complicadas de se chegar, porém ele passa a ter mais amizades e chega sim a achar algumas garotas que ele vê por ai bem bonitas chegando a corar.
E Naoto é uma garota que se veste e age como um homem, porém se eu não estou errado, eu vi um spoiler de que Naoto acaba aceitando que ele na verdade é uma mulher e que nunca que ela viraria um homem, então ela se aceita como uma mulher.
Vamos ver o que alguns sites falaram?
A EuroGamer disse que “Persona 4 Golden não envelheceu bem, Kanji, Misognia e representação” são problemas para eles
A Polygon disse o seguinte: “Infelizmente, o conteúdo problemático de Persona 4 não foi atualizado ou revisado na nova versão, é ainda cheio de sexismo e sua representatividade para personagens queer é baixa no melhor e prejudicial no pior. O seu conteúdo ainda é difícil de engolir”.
Reações
Vamos ver como algumas pessoas reagiram a esses “artigos” destes sites gamers saindo ao mesmo tempo?
“Adoráveis blogueiros, pixels de mentira em videogames não são brinquedos para sua politica pessoal. Eles são produtos de entreterimento que podem descrever qualquer um. Obrigado”
“Então o script e dialogo é o mesmo e não foi “atualizado para o público moderno”? LEGAL”
“Parece que eu terei que jogar isso”
“Eu não entendo como eles esperavam que a Atlus mudasse algo em um port”
“Difícil de engolir”… me pergunto como essas pessoas vão pro mundo real se um jogo é difícil de engolir”
“O Conteúdo de Persona 4 não foi atualizado… umm, isso é uma coisa BOA”
“Oh legal, mais confusão sobre o personagem do Kanji porque ler e prestar atenção no que ele diz não condiz com o que eles querem”
“Isso me faz querer jogar Persona 3, eu amei 4 e 5”
“Deus, eu esqueci que Polygon existia”
“Cliques de ódio pagam as contas”
“Games antigos são populares novamente
Notícias de jogos: Porque esse jogo não tem inclusão forçada”
“Eles realmente estão desesperados em começar uma controvérsia”
Enfim, por hora é isso, Persona 5 também recebeu reclamações do tipo porque tem uma parte do jogo que dois homens chegam de forma forçada no Ryuji em um momento do game, que acaba por ser uma cena para comédia.
VIRE MEMBRO YUUSHA Aqui. e veja publicações exclusiva no site, como estranhos filmes JAVs, Recomendações de Mangás e tenha o site Livre de Propagandas ou doe para [email protected]