Mundo Manga

Serviço de internet japonês teria usado arte de ilustrador em propaganda sem permissão

Serviço_de_internet_japonês_teria_usado_arte_de_ilustrador_em_propaganda_sem_permissão_1133x637

Existe um serviço de internet japonês chamado Nuro Hikari. No dia 28 de agosto, foi publicado no Twitter oficial do Nuro Hikari um anúncio para divulgar seu novo serviço de streaming de 10 Gbps.

O anúncio apresentava uma ilustração em estilo anime de uma garota de cabelo roxo sorrindo em direção a uma luz. Essa publicação ficou na página da Nuro Hikari por um tempo até que o artista responsável pela ilustração percebeu que a arte foi utilizada sem o seu conhecimento.

Serviço de internet japonês teria usado arte de ilustrador em propaganda sem permissão

Em uma publicação no seu Twitter, Minamo, o responsável pela ilustração, disse o seguinte:

“Espere… Nuro Hikari, essa é minha arte que você está usando na sua promoção? Você realmente se deu ao trabalho de cortar o fundo, virá-la horizontalmente e até mesmo mudar as cores?”

Como um serviço de internet japonês teria usado arte de ilustrador em propaganda sem permissão?

Tudo indica que a arte da propaganda do serviço de internet japonês Nuro Hikari é uma ilustração que Minamo fez oito anos atrás e foi usada sem a sua permissão.

Minamo recebeu um pedido de desculpas da própria Nuro Hikari após a reclamação do ilustrador. O pedido dizia o seguinte:

“Pedimos desculpas profundamente por esse incidente. No momento, estamos investigando as circunstâncias da publicação do anúncio e tomando providências para sua suspensão imediata.”

Minamo atualizou seus seguidores dizendo o seguinte:

“Recebi várias notificações e não posso responder individualmente no momento, mas espere antes de tentar atacar a conta oficial do Nuro Hikari… Não acho que eles sejam totalmente culpados, e acredito que isso é uma questão do lado da agência de publicidade… Pessoalmente, estou um pouco frustrado porque ganho a vida com a minha arte. Eu só queria um pedido oficial de comissão.”

Como um serviço de internet japonês teria usado arte de ilustrador em propaganda sem permissão?

O que houve afinal?

De acordo com o ilustrador, a agência de publicidade comprou a imagem da Shutterstock como conteúdo livre de royalties que poderia ser usado várias vezes e foi então usada no anúncio da Nuro Hikari.

Quando souberam das reclamações, eles pararam de distribuir o anúncio na noite de 4 de setembro e receberam um pedido de desculpas por causar o transtorno. Foi relatado que a imagem foi removida do Shutterstock.

Tudo indica que a Nuro Hikari comprou os direitos de uso da ilustração de Minamo de um site de imagens isento de royalties chamado Big Stock Photos, cuja empresa-mãe é a Shutterstock. O site afirma hospedar mais de 125 milhões de fotografias e ilustrações isentas de royalties. A Nuro Hikari, acreditando ter comprado oficialmente os direitos de uso da imagem, a usou como parte de sua campanha.

No final, tudo foi resolvido de forma pacífica entre Minamo e Nuro Hikari, com ambos os lados chegando a um acordo e com o serviço de internet japonês se oferecendo para comprar os direitos de uso da imagem novamente, dessa vez diretamente de Minamo.

Minamo compartilhou uma resposta da Nuro Hikari que dizia o seguinte:

“Nossa empresa está cativada pelo seu trabalho. Gostaríamos de efetuar um pagamento e planejamos continuar usando sua criação para nossa publicidade no futuro. Acima estão os detalhes e o acordo proposto.”

Atualmente, o post da propaganda permanece na página oficial de Nuro Hikari. Veja mais confusões envolvendo ilustrações.

Via: Automaton

Mangás em promoção aqui.

Assine a Você Sabia Anime aqui ou doe qualquer valor para nos ajudar no pix [email protected]