Mundo Manga

Visa e MasterCard agora Miram em Proibir Venda de Doujins para Mulheres

Visa e MasterCard agora Miram em Proibir Venda de Doujins para Mulheres

Nos últimos anos, plataformas que comercializam obras adultas no Japão têm enfrentado um aumento nos casos de suspensão de pagamentos vias cartões de crédito. Recentemente, o impacto dessas restrições começou a se expandir para serviços voltados ao público feminino!

Visa e MasterCard agora Miram em Proibir Venda de Doujins para Mulheres

No dia 9 de dezembro, o Pocket Drama CD, serviço de distribuição de dramas de voz operado pela Animate, anunciou a suspensão do pagamento por cartão de crédito para obras da categoria “voltada para mulheres adultas”.

A plataforma agora recomenda o uso do Animate Pay ou PayPay como alternativa, mas não revelou o motivo por trás da decisão. Apenas conteúdos adultos foram afetados, enquanto obras de BL (Boys’ Love) e conteúdos gerais continuam disponíveis para compra com cartão de crédito.

Mulheres compram Mangás Adultos!

No dia seguinte, outra restrição chamou a atenção: o pictSPACE, uma plataforma popular para a venda de doujinshis e outros produtos relacionados, divulgou que cartões de crédito das marcas VISA e MasterCard não poderão ser usados para pagamentos a partir de 1º de janeiro de 2025. A empresa sugeriu o uso de outros métodos, como JCB, AMEX, Diners Club, Paidy e transferências bancárias.

Novamente esses ataques da Visa e Mastercard deixam criadores e usuários preocupados, que já haviam ocorrido com grandes plataformas como DLsite e Niconico. Agora, o debate se intensifica com a percepção de que essas restrições estão se estendendo ao mercado feminino. No caso do pictSPACE, a empresa revelou que a decisão veio por meio de uma notificação da sua parceira de processamento de pagamentos.

A questão da responsabilidade nas suspensões de pagamentos

Visa e MasterCard agora Miram em Proibir Venda de Doujins para Mulheres

A responsabilidade por essas decisões ainda é motivo de debate. Em geral, as empresas que realizam pagamentos com cartões de crédito firmam contratos com intermediários que gerenciam os processos junto às marcas de cartões, como VISA e MasterCard. Assim, decisões como essa não partem diretamente das operadoras de cartões.

O deputado japonês Taro Yamada conduziu uma investigação sobre o tema e entrou em contato com a sede da VISA. Segundo Yamada, a empresa afirmou que não emitiu instruções para proibir o uso de cartões em conteúdos específicos e que não realiza julgamentos de valor sobre materiais legais.

Porém alguns meses depois em um evento, o CEO da Visa no Japão ao responder uma pergunta do porque a Visa estava bloqueando os pagamentos para certos sites, disse que isso era necessário para “proteger a marca“, assim desmentindo a informação anterior.

Vamos ver se algo muda ou se a Visa e a Mastercard vão simplesmente calar a boca de todo mundo como já estão fazendo.

fonte Yahoo News

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube