Poster de Doação de Sangue com a Uzaki-chan é criticado por ser Sexualizado

Poster de Doação de Sangue com a Uzaki-chan é criticado por ser Sexualizado demais

Poster de Doação de Sangue com a Uzaki-chan é criticado por ser Sexualizado

A Sociedade da Cruz Vermelha no Japão costuma, e tem tempo já, fazer parcerias com vários animes e mangás para colaborações com campanhas de doação de sangue. Já teve com Nanoha, Aokana etc.

E agora eles estão em parceria com o mangá Uzaki-chan Wants to Hang Out, e então o perfil abaixo publicou no twitter o seguinte:

”Eu admiro o trabalho que a Cruz Vermelha faz, e é por isso que estou desapontado com a Sociedade Japonesa da Cruz Vermelha fazer uma campanha usando a hyper sexualizada Uzaki-chan. Tem hora e lugar para esse tipo de coisa e essa não é a hora”.

Abaixo o cartaz dito sexualizado que a Cruz Vermelha japonesa está usando:

E aqui uma foto do cartaz lá:

No balão, Uzaki-chan não está falando nada sexual (apesar da expressão no rosto), ela está sendo é provocativa com as pessoas (que é o que ela é no mangá original), ela diz:

”Senpai, você nunca doou sangue antes? Será porque… você tem medo de agulhas?”

Esse tweet ganhou lenha no Japão pois uma advogada chamada Oota Keiko compartilhou concordando com o que ele disse, Keiko ficou meio famosa no meio Otaku por ter criticado a Kizuna Ai, falando que ela era sexualizada em um programa na NHK.

“A campanha de doação de sangue da Sociedade da Cruz Vermelha Japonesa com Uzaki-chan wa Asobitai levou a cartazes como esses, creio que são realmente insensíveis. Com que propósito eles usariam esse tipo de ilustração me deixou pasma. mas colocá-lo em um espaço público é semelhante ao assédio sexual. ”

Por enquanto, enviei minha opinião por meio de um inquérito à Sociedade da Cruz Vermelha do Japão”.

Muita gente começou a criticar os dois pela opinião, tanto no perfil em inglês quanto criticas a Keiko de usuários japoneses (meu twitter encheu de gente contrária a ela, já que eu tenho um perfil apenas em japonês no twitter, rolou e ta rolando ainda as tretas), se você entrar no tweet original, verá que a maioria dos comentários são de critica.

Ela também escreveu: ”Toda vez que esse tema surge, recebo muitas respostas de pessoas que não o entendem. 1) Não estou dizendo que sempre é errado enfatizar seios ou partes sexuais em um desenho. a questão de o tipo de propósito essa representação serve dentro de um determinado assunto e lugar. Isso me enfurece quando as pessoas não mostram nenhuma compreensão de por que esse tipo de coisa deve ser abordado”.

Abaixo tem algumas reações de Japoneses no twitter e em blogs e sites como Yaraon/Otakomu/Nijipoi etc:

“Eu não entendo como essa imagem é assédio sexual. Acho que coisas como a Mona Lisa e a Estátua da Liberdade também podem ser consideradas assédio sexual. ”

“Você fez a denúncia depois de doar sangue? (´ ・ ω ・ `)”

“Os seios pequenos estão fora? Ou eles estão seguros? Ter gordura não pode ou é seguro? O chibi está fora ou é seguro? E a altura?”

“Em outras palavras, ‘eu não quero otaku dando sangue’, essa afirmação me faz lembrar com carinho dos momentos em que brancos e negros tiveram seu sangue coletado separadamente.”

“As opiniões dos loucos não devem ser ouvidas.”

“Eu me pergunto se a grande professora Oota é alérgica a Kizuna Ai e seios grandes, como nesta foto.”

“Eu pensei que seria uma imagem erótica, mas é diferente do que eu pensava.”

”Isso é apenas ódio a peitos grandes”

”É assédio sexual apenas um desenho de uma garota de anime com peitos grandes?”

Obviamente teve comentários apoiando ela, como de que o uso da personagem não é apropriado, e que lugares de doação de sangue são espaços que não apenas homens héteros passam mas crianças e idosos também.

Uma alegação das pessoas que não concordam com o uso da Uzaki-chan na campanha é o fato dela vir de um anime Ecchi, por ela ter peitos grandes.

Só que como muitos usuários publicaram, já foram realizadas antes campanhas bem sucedidas de doação de sangue com animes e games ecchis, um exemplo é Aokana que é um Eroge originalmente:

Outro caso de personagem de um mangá Ecchi vem de To Love-ru, que é uma série mais pesada se tratando do ecchi do que Uzaki-chan. Na ocasião eles conseguiram arrecadar 1.223.000 ienes numa campanha de caridade em 2011:

Um usuário japonês que criticou a advogada disse que campanhas de doação de sangue usando garotas de animes fofas/sensuais da certo e que muitas campanhas foram bem sucedidas, que o público vem para doar.

Campanhas de doação de sangue com garotas de anime também não são exclusivos apenas do Japão.

A Cruz Vermelha nos Estados Unidos realizou recentemente uma campanha de doação de sangue em parceria com o game Code Vein, no evento TwitchCon um carro foi colocado:

Essa campanha da Cruz Vermelha vai rolar até o dia 31 de Outubro e eles já anunciaram que vão fazer uma nova colaboração com a Uzaki-chan que vai rolar em Fevereiro.

Algumas campanhas de doação de sangue em colaborações anteriores:

ENFIM, o que vocês acham dessa história toda?


CLIQUE NA IMAGEM PARA IR PARA A SEMANA DA LÍNGUA JAPONESA