Policia fecha Site Pirata de Mangás em Operação no Mato Grosso

A Polícia Civil do Mato Grosso realizou, na terça-feira (15/04), uma grande operação para desmantelar um esquema de pirataria digital envolvendo mangás, manhuas e webtoons. A ação, batizada de Operação Slimeread – Traço Final, teve como foco um site que oferecia gratuitamente conteúdos protegidos por direitos autorais.
Policia fecha Site Pirata de Mangás em Operação no Mato Grosso
A operação foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), que executou quatro ordens judiciais: bloqueio do domínio do site, exclusão de acessos no território nacional e dois mandados de busca e apreensão — um em Cuiabá e outro em Jaciara.

Essas medidas foram autorizadas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO), com o objetivo de reunir mais provas e identificar os responsáveis pelo site. A operação contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Jaciara e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.
As investigações começaram após denúncias de distribuição ilegal de obras protegidas por direitos autorais. O site em questão tinha uma média de 5 mil acessos mensais e lucrava de forma indireta por meio de anúncios e doações feitas por usuários.
De acordo com as autoridades, essa prática criminosa não só afeta financeiramente os autores e editoras, mas também compromete a concorrência justa no mercado editorial e audiovisual, além de prejudicar a geração de empregos e o recolhimento de impostos.

A operação faz parte de um esforço maior liderado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), para reforçar o combate aos crimes virtuais relacionados à propriedade intelectual.
Segundo o delegado Guilherme Fachinelli, titular da DRCI, ações como essa são fundamentais para proteger o trabalho de artistas, ilustradores e roteiristas, além de preservar a economia criativa.
arigas MomentoMT
Curte o nosso conteúdo? Considere apoiar o site com uma doação via PIX: vocesabiaanime@gmail.com ou torne-se membro clicando aqui. Você nos ajuda a continuar produzindo e ainda navega sem anúncios!
