Organização quer Regulamentar Ilustrações por IA
É sem dizer mais que desde que os programas de IA surgiram, produzindo ilustrações, traduções, textos etc, que essa nova tecnologia vem incomodando muitas pessoas.
Aqueles que não sabem desenhar e que gostariam de ter desenhos para seus projetos sem ter que pagar um preço alto para contratar um ilustrador, estão aproveitando o uso da IA para criar suas ilustrações.
Porém tem aqueles que querem limitar essa nova tecnologia, e existe um grupo que quer criar leis para regulamentar o uso de IA.
Organização quer Regulamentar Ilustrações por IA
Uma organização chamada Concept Art Association criou um GoFundMe e está pedindo 270.000 dólares (R$ 1.374.701,49) para proteger os artistas humanos, vamos ver o que eles falam sobre si:
“Somos uma organização de defesa de artistas que trabalham com entretenimento. Nosso membro do conselho, Karla Ortiz, tem sido um dos líderes em nosso setor lutando contra as práticas antiéticas que acontecem no espaço de conversão de texto em imagem de IA. Como organização e como indivíduos, nos preocupamos profundamente com esta questão, não apenas para aqueles que trabalham ativamente como artistas visuais, mas para futuras gerações de artistas e para a preservação de nossas indústrias criativas”
Eles citam que as empresas que desenvolvem as IA tem práticas antiéticas como base, eles descrevem como: “Imagens e descrições de texto na Internet são reunidas e obtidas por meio de uma prática chamada mineração de dados e/ou raspagem de dados. Essa técnica permite que as empresas de IA/ML criem os conjuntos de dados massivos necessários para treinar esses modelos de IA/ML”.
“MidJourney, Stability AI, Prisma AI (Lensa AI) e outras empresas de AI/ML estão utilizando esses conjuntos de dados de pesquisa que contêm dados privados e protegidos por direitos autorais para fins lucrativos. Eles o fizeram sem o conhecimento ou consentimento de qualquer indivíduo e certamente sem compensação.”
Basicamente o que acontece é que para a IA treinar e aprender a “desenhar melhor”, ela acaba aprendendo de ilustrações já existentes, por exemplo a NovelAI, ela criou controvérsia por usar as ilustrações do Danbooru para aprender a desenhar.
Qual o Objetivo da Concept Art Association?
Mas enfim, o que eles esperam alcançar recebendo os 270.000 dólares para lutar contra a IA? Eles mencionam que eles querem levar essa questão para os políticos, e assim criar leis.
Esses são os pontos que eles esperam alcançar:
- Atualizando as leis de privacidade de IP e dados para lidar com essa nova tecnologia
- Atualizar as leis para incluir casos de uso cuidadoso e específicos para a tecnologia AI/ML nas indústrias de entretenimento, ou seja, garantir que não mais do que uma pequena porcentagem da força de trabalho criativa seja modelos AI/ML ou proteções semelhantes. Atualize também as leis para garantir que a propriedade intelectual dos artistas seja respeitada e protegida com essas novas tecnologias.
- Exigir que as empresas de IA adiram a um código de ética estrito, conforme defendido pelas principais organizações de ética em IA.
- Exigir que as empresas de IA trabalhem ao lado de sindicatos de trabalhadores criativos, coalizões da indústria e grupos da indústria para garantir o uso justo e ético de suas ferramentas.
- Os governos responsabilizam a Stability AI por liberar conscientemente modelos irresponsáveis de código aberto sem proteção ao público.
No final, eles mencionam que “não são antitecnologia” e sabem que esse tipo de coisa vem para ficar de uma forma ou outra, porém querem que essa tecnologia exista de uma forma que coexista com artistas humanos. Então eles querem propor mais coisas:
- Certifique-se de que todos os modelos AI/ML especializados em obras visuais, obras de áudio, obras de filmes, semelhanças etc. utilizem conteúdo de domínio público ou conjuntos de fotos adquiridos legalmente. Isso pode significar que as empresas atuais mudem, e até mesmo destroem seus modelos atuais, para o domínio público.
- Remova urgentemente todo o trabalho do artista de conjuntos de dados e espaços latentes, por meio de despejo algorítmico. Mude imediatamente os planos para modelos de domínio público, de modo que o opt-in se torne o padrão.
- Programas de aceitação para artistas oferecerem pagamento (valores adiantados e royalties) sempre que o trabalho de um artista for utilizado por uma geração de imagem, incluindo dados de treinamento, aprendizado profundo, imagem final, produto final, etc. As empresas de IA oferecem a remoção real de seus dados dentro Modelos AI/ML apenas no caso de os contratos de licenciamento serem violados.
- As empresas de IA pagam a todos os artistas afetados uma quantia por geração de imagem. Isso é para compensar/pagar os artistas pela utilização de seus trabalhos e nomes sem permissão, desde que a empresa tenha fins lucrativos.
Essas são alguns dos comentários de quem acabou doando dinheiro para essa organização:
“Precisamos de regulamentação para proteger os direitos dos artistas. O artista precisa permitir o uso de sua arte e receber uma compensação por sua criatividade e tempo fazendo obras de arte.”
“Quando as empresas usam a propriedade intelectual sem o consentimento para treinar IA, elas tiram o direito das pessoas de decidir se querem ou não contribuir para o seu desenvolvimento. É a participação forçada no desenvolvimento de tecnologia que pode prejudicar a subsistência dos detentores dos direitos autorais. A participação forçada não é de forma alguma democratização. É o oposto.”
“Sou um artista e NÃO gosto de imagens geradas por IA”
“Sou um artista 3D e quero ajudar a proteger meus colegas de conceito e ilustração. Estamos juntos nessa.”
“Acho que estamos em tempos decisivos para moldar e proteger os direitos dos artistas à medida que a tecnologia evolui. IA ou blockchain ou o que vier amanhã não devem iludir conceitos fundamentais como o consentimento do criador. Não posso acreditar que precisamos soletrar isso. Além disso, deve haver punições adequadas.”
Até o momento eles arrecadaram 213.667 dólares da meta de 270.000.
Enfim, eles são Confiáveis?
Sempre que um grupo aparece querendo proteger os direitos de algum grupo e pede por dinheiro, espere, respire fundo, se acalme e pesquise sobre o grupo primeiro.
Chip é um artista e desenvolvedor amador de games, ele fez uma thread em dezembro falando desse GoFundMe desta associação, e os chamou de “golpe”.
The campaign aims to work alongside the notorious Copyright Association, whose member companies made their fortune destroying public domain and suing small artists, to install a “full-time lobbyist in DC” to legally bribe expansions to IP law.
Great news for artists. pic.twitter.com/DstFgcfi4M
— punished chip (@fractalcounty) December 16, 2022
Segundo o que ele diz: “Acontece que, na verdade, isso é um esquema para expandir a lei de propriedade intelectual corporativa em nome de alguns dos maiores inimigos na luta pela liberdade artística (ou seja, Disney”.
“A campanha visa trabalhar ao lado da notória Associação de Direitos Autorais, cujas empresas membros fizeram fortuna destruindo o domínio público e processando pequenos artistas, para instalar um “lobista em tempo integral em DC” para subornar legalmente as expansões da lei de propriedade intelectual”
“Os artistas estão permitindo que o seu medo de curto prazo sobre a arte da IA seja transformado em arma como uma forma de expandir a influência corporativa sobre a expressão artística – algo que provavelmente nunca será desfeito se for codificado em lei. Fanart, Fan Fiction, sampling, tudo está em jogo.”
“Não deixe ninguém convencê-lo de que mais controle corporativo sobre sua capacidade de criar e compartilhar coisas é “bom para os artistas”.”
“Os artistas quase certamente sobreviverão ao que a IA cria, mas nunca poderiam sobreviver ao que a lei de propriedade intelectual tira.”
Um comentário destaca o que o medo dos artistas pode ocasionar:
“2021: NFTs estão destruindo as oportunidades dos artistas
2022: IAs estão destruindo as oportunidades dos artistas
2023: ”Você recebeu esse aviso de DMCA porque sua peça de arte usou uma fonte que a nossa empresa usou 57 anos atrás em uma propaganda que nunca foi no ar”
Corporações destroem a arte”
2021: NFTs are destroying artists opportunity.
2022: AI is destroying artists opportunity
2023: **you’ve been served a takedown notice for your piece of artwork that used a font our corporation used 57 years ago in an advertisement that never aired**
Corporations destroy art. pic.twitter.com/MD2v2HdPn1
— 🏴☠️FishyGuts🏴☠️ (@2nd0ldest) December 17, 2022
Quando uma nova tecnologia é criada, é muito difícil para os humanos não usarem ela, principalmente se ela trouxer praticidade e ajudar a remover parte do trabalho. Tudo que surge que facilita ainda mais o nosso dia a dia acaba ficando, sofrendo resistência ou não.
VIRE MEMBRO YUUSHA Aqui. e veja publicações exclusiva no site, como estranhos filmes JAVs, Recomendações de Mangás e tenha o site Livre de Propagandas ou doe para [email protected]