Mundo Anime

MyAnimeList é Vendido para Empresa de IA

Compartilhe esse Post!

MyAnimeList é Vendido para Empresa de IA

O MyAnimeList, uma das maiores plataformas de banco de dados sobre animes e mangás, foi vendida pela Media Do Holdings para a empresa Gaudiy, especializada em Web3 e inteligência artificial. O anúncio foi feito em 26 de março de 2025.

MyAnimeList é Vendido para Empresa de IA

Fundada em 2018, a Gaudiy é conhecida pelo uso de blockchain e IA generativa para criar “nações de fãs” – espaços online onde as pessoas podem interagir e se conectar. A empresa opera a plataforma Gaudiy Fanlink, voltada para blockchain e NFTs, contando com parceiros de peso (realmente de peso) como a Sony Music Group, Bandai Namco, Sanrio, Aniplex e Shueisha.

MyAnimeList é Vendido para Empresa de IA

A aquisição do MyAnimeList é estratégica para expandir sua presença no setor de entretenimento, utilizando tecnologia para aumentar o engajamento da comunidade otaku segundo eles.

A Trajetória do MyAnimeList

Criada em 2005, o MyAnimeList rapidamente se tornou uma das principais ferramentas de database para fãs de animes e mangás. A plataforma mudou de mãos algumas vezes: a DeNA comprou o site em 2015, antes de vendê-lo para a Media Do Holdings em 2019.

O site já teve diversas parcerias, incluindo:

  • 2018: Lojas de mangá digital com a Viz Media e Kodansha Comics.
  • 2019: Parceria com a HIDIVE para integração de streaming.
  • 2021: Investimento de 311 milhões de ienes por empresas como Kadokawa Corporation e DMM.com LLC.
  • 2024: Lançamento do serviço MANGA MIRAI nos EUA, em colaboração com Media Do, NTT Docomo e Akatsuki Group.

Fãs Não estão gostando disso!

A aquisição da MyAnimeList pela Gaudiy sugere possíveis integrações de Web3 e IA na plataforma, podendo trazer “novidades” como NFTs, e os fãs já não estão nada felizes com isso.

Vários são os comentários de pessoas falando que irão migrar para o Anilist, site rival do MyAnimeList, o maior temor é o suo de IA pela Gaudiy, já que IA enfrenta resistência por boa parte dos fãs. Bom, só o futuro dirá o que vai acontecer com o MAL.

via ANN