Mundo Manga

Artista causa polêmica com ilustração de lolis baseada em Garotas Reais

Artista causa polêmica com ilustração de lolis baseada em Garotas Reais

Esse é um caso que ocorreu já tem um tempo, não publicamos na época por conta da saúde do Hoss, mas aqui está para registro e conhecimento do que aconteceu.

Dizem que é necessário separar a realidade da ficção, mas esse ilustrador não soube respeitar essa regra. Em fevereiro deste ano explodiu uma polêmica no Japão em cima de uma ilustração de lolis que deu o que falar. Observe a ilustração logo abaixo:

Artista causa polêmica com ilustração de lolis baseada em Garotas Reais

A ilustração acima mostra duas garotas com uma expressão de provocação enquanto levantam de forma leve suas saias. A arte foi feita por Sabaku, famoso autor de mangás adultos de lolis.

Então sim, o seu trabalho consiste em desenhar e ganhar dinheiro com mangás hentais de lolis, e bom, a ilustração acima lhe causou dor de cabeça.

Artista causa polêmica com ilustração de lolis baseada em garotas reais

Toda essa polêmica surgiu por causa da campanha publicitária da marca de roupas H&M, que foi compartilhada na Austrália por conta da volta às aulas. Eles decidiram compartilhar a foto de duas garotinhas da escola primária posando para a câmera e com o slogan: ”Chame a atenção com a moda de volta às aulas da H&M”.

Artista causa polêmica com ilustração de lolis baseada em garotas reais

Percebeu como a foto da campanha publicitária acima é igual a ilustração do Sabaku Chitai? Acontece que a ilustração que Sabaku fez é de sua série “Mayonaka no Yoruko-san”, e a personagem em questão é a Yoruko, ele usou essa campanha da H&M para criar um poster para Mayonaka no Yoruko-san.

Não é como se ele tivesse desenhado as duas garotas da campanha em si, ele pegou a composição do cartaz em si e usou para criar uma arte para a Yoruko, personagem já existente, mas ao ter feito isso ele acabou gerando a ira de muitos.

Porém sua intenção não foi bem vista, já que ele usou de um imagem de garotas reais para desenhar uma peça ligada a um mangá adulto, isso estourou no Twitter e muitas pessoas se sentindo ofendidas levantaram uma campanha contra a Comic LO e contra Sabaku.

A Comic LO, revista revista que publica mangás adultos de lolis e ao qual Sabaku Chitai publica seus mangás, emitiu um comunicado reconhecendo que houve polêmica com a ilustração de lolis em questão, e afirmaram que ”o conteúdo da Comic Lo é completamente ficção”.

Sabaku Chitai soltou uma declaração também:

”Declaração da equipe editorial da Comic Lo. Minhas palavras e ações privadas são minhas e a equipe editorial não é responsável por elas. Eu imploro que você entenda. Peço desculpas a qualquer pessoa que tenha ficado chateada ou ofendida com meu comportamento. Por último, gostaria de agradecer a todos os meus leitores pelo seu apoio contínuo”

Artista causa polêmica com ilustração de lolis baseada em garotas reais

Outro artista que ficou ofendido com essa polêmica foi Nagiwa Kaede:

”Acabei de falar com a editora e decidi parar de colaborar com a revista Comic Lo no futuro. Peço desculpas àqueles que esperavam novos conteúodos meus nessa revista. Pessoalmente, não posso concordar com a posição do editor sobre o assunto em questão, o que causou uma divergência de ideais. Quer dizer, acho que a revista como um todo deveria estar mais consciente da necessidade de separar o fato da ficção, e a resposta que deram não foi suficiente para provar isso”

Artista causa polêmica com ilustração de lolis baseada em garotas reais

Comentários:

”Mesmo entre os artistas hentai existe ética e bom senso”

”Desta vez não se trata de feministas, não se confunda. Trata-se de não envolver questões da vida real em nossos hobbies loli”

”A posição da Comic Lo é hipócrita e penso que não. É como se eles não se importassem quando crianças reais estivessem envolvidas”

”Até mesmo Kaede Nogiwa-sensei, cujo estilo é completamente extremo de se olhar, sentiu-se ofendido com este assunto”

”Costuma-se dizer que mesmo entre os porcos existem classes sociais, e isso está plenamente confirmado”

”É incrível que os japoneses tenham considerado a polêmica da H&M ”exagerada”, mas quando um artista lolicon usou esse tema para uma ilustração, todos perderam a cabeça”

”São otakus que sabem claramente onde traçar os limites, algo que é raro hoje em dia. No passado os otakus tinham decência, mas agora parece que eles se orgulham de se ridicularizarem na internet e exporem gostos particulares”

A conta de Sabaku Chitai não existe mais no Twitter devido a muitas denúncias que foram recebidas.

via Yaraon

Mangás em promoção aqui

Nos siga no Google News para receber nossas últimas notícias

Posts Relacionados