Manhwa Get Schooled é Removido dos EUA após Controvérsia
Um dos manhwas mais populares na Coreia atualmente se chama “True Education” ou o seu título oficial americano, que é Get Schooled, esse manhwa possui muitas visualizações na Coreia e é um dos que mais gera dinheiro para sua editora.
Manhwa Get Schooled é Removido dos EUA após Controvérsia
Recentemente o manhwa se encontrou numa controvérsia com os fãs americanos por causa do capítulo 125. Get Schooled é um manhwa que fala sobre bullying em escolas e os profissionais que cuidam dessas situações.
Eu dei uma passada em alguns capítulos só para pegar a vibe do manhwa e pelas cenas que vi de forma aleatória, parece ser uma história bem pesada, com xingamentos, brigas e muito bullying.
Li o capítulo 125 de Get Schooled para entender o que se passa, neste capítulo, somos apresentados a um garoto descrevendo a vida escolar dele, ele é um garoto coreano que mora numa região rural da coreia dominada por estrangeiros.
Nessa região existem poucos ou quase nenhum coreano e a população estrangeira que vive ali é a maioria, então quando ele vai para a escola quando pequeno, ele é o único coreano puro, como ele mesmo drescreve, na sua turma. Todos os outros estudantes são mestiços.
E ele começa a ser vitima de bullying de um estudante negro, que é descrito como sendo grande e forte, e então o manhwa passa a mostrar esse estudante negro como a figura central que maltrata os outros. Temos briga, imitações de macaco e mais algumas coisas.
Eis então que um novo professor aparece na turma deles, e esse professor é mestiço de coreano com americano e ao ser confrontado pelo aluno negro que pratica o bullying neste capítulo, ele responde com um termo que é considerado um termo pejorativo para os Americanos.
Abaixo você confere a cena, que na tradução foi censurado:
Esse é o resumo do capítulo 125 de Get Schooled. Segundo sites coreanos de notícia, o capítulo 125 traduzido saiu primeiro em sites piratas do que no site oficial, e o público americano, ao ler o capítulo, se sentiram ofendidos.
Lendo vários comentários do público americano, seja no Twitter, Reddit e no perfil do Instagram do autor, as principais reclamações eram as seguintes:
- O termo usado pelo professor para o estudante negro
- Mostrar um negro no papel de racista contra asiáticos.
O capítulo 125 de Get Schooled menciona asiáticos serem vitimas de racismo por parte de negros nos EUA. Essas foram as duas reclamações mais presentes que encontrei, muitas pessoas irritadas porque o autor usou o termo pejorativo em sua história e outros indignados porque a história mostrou finalmente um personagem negro em sua história, e o descreveu como vilão.
Muitos alegaram que isso não é realista e que negros é que são vitimas de racismo. Como medida, o site Webtoon removeu Get Schooled totalmente de seu site, em comunicado, a Webtoon disse:
“O conteúdo racista foi removido de nossa plataforma e está em revisão. Racismo ou conteúdo racista não tem lugar na Webtoon. Não deveria ser publicado e pedimos desculpas a quem encontrou isso e a dor que ele causou.
O conteúdo demonstrado nesse capítulo não se alinha aos valores da Webtoon e não é algo que apoiamos”.
O autor original aparentemente publicou um stories em seu perfil do Instagram (que nesse momento está cheio de comentários em inglês de pessoas reclamando, xingando o autor).
Segundo a aparentemente mensagem do autor, ele pede desculpas pela dor que causou com o episódio 125, e que ele queria mostrar os desafios sociais da Coreia do Sul, mostrando o que familias multiculturais e de imigrantes passam, e que o objetivo dele era trazer isso a tona.
Ele menciona que focaram no lado da Coreia do Sul e falharam em ver o caso de forma universal, e que falharam em reconhecer certos aspectos do racismo.
Alguns comentários (estão no Instagram do autor):
“O capítulo novo foi tão racista e louco”
“Você poderia escrever um arco poderoso sobre o racismo que as pessoas recebem mas você escolhe uma desculpa para usar xingamentos e fazer a gente parecer nojentos”
“Seu capítulo recente foi totalmente não profissional, eu espero que você seja educado no tópico de racismo”
“O cara criou uma história de mentira só para ser racista”
“Porque você descreveu nós, pessoas negras de forma negativa no seu capítulo novo?”
“Na ÚNICA vez que pessoas negras estão na história são chamadas disso? KKKKKK, é, isso nunca deveria ser popular aqui”
“Estou doente de você achar que usar a palavra “n” era apropriado”
“Pessoas passam por racismo no seu país mas na sua imaginação, essas formas formam uma aliança racista contra um mestiço?? Apenas diga que você é nazista”
“Engraçado como você desenha uma personagem loira de olhos azuis como sendo asiática”
No momento em que esse post vai ao ar, Get Schooled não está mais no ar no site do Webtoon, porém na plataforma coreana Navi, o título continua online, apenas o capítulo 125 não está presente.
Assine a Você Sabia Anime aqui ou doe qualquer valor para nos ajudar no pix [email protected]