Mangás boas maneiras: Sailor Moon, Sakura, Eren Yeager e outros personagens ensinam etiqueta japonesa aos visitantes
A Kodansha, uma das principais editoras de mangá do Japão, lançou uma campanha inovadora, intitulada Manga Manners, para educar os visitantes sobre a etiqueta japonesa por meio de personagens de mangá adorados pelo público. Após o sucesso de uma iniciativa semelhante no Aeroporto de Narita, em 2024, a nova ação é destaque nas principais estações Tokaido Shinkansen, incluindo Tóquio, Shinagawa, Nagoya, Kyoto e Shin-Osaka, e entrou em vigor em 24 de abril último, com duração até 30 de junho de 2025.
Boas maneiras são extremamente importantes no Japão e, embora a maior parte das etiquetas do país tenham raízes no bom senso, certos pontos podem não ser tão intuitivos para visitantes de outras partes do mundo. Felizmente, os japoneses são bastante compreensivos com erros inocentes e costumam ter o prazer em explicar os aspectos mais úteis da etiqueta japonesa – e entre esses moradores prestativos estão os personagens Sailor Moon, Eren Yeager e Sakura Cardcaptor.

Mangá Manners é uma série de paineis informativos em formato de pôster com personagens de séries populares da editora Kodansha, que dão conselhos rápidos e concisos sobre os costumes e maneiras japonesas. Para auxiliar ainda mais os viajantes internacionais, a Kodansha está distribuindo folhetos de edição limitada nas estações participantes. Esses folhetos reúnem todas as 17 dicas de etiqueta, permitindo, inclusive, que os visitantes levem para casa uma lembrança única que reforça sua compreensão dos costumes japoneses.
A lista completa de séries de mangás que ilustram o Manga Manners consiste em Chiikawa, Fire Force, The Seven Deadly Sins, Ghost in the Shell, Shota no Sushi, Sailor Moon, Tokyo Revengers, Skip and Loafer, Attack on Titan, Cardcaptor Sakura, Akira, Blue Lock, Parasyte, Cells at Work, Fairy Tail, Medalist e Kaiji.
Lembrando que você pode acessar mangás e quadrinhos facilmente a partir do seu dispositivo móvel, seja um tablet, como o Tablet HP Elitepad, um smartphone ou notebook, através de diversas opções de aplicativos disponíveis na Google Play Store (para Android) ou na App Store (para iOS). Felizmente, muitas das principais editoras de HQ digitalizaram seus quadrinhos e mangás, e desenvolveram seus próprios serviços de assinatura e aplicativos.
Regras de etiqueta do projeto Manga Manners
O projeto Manga Manners estreou na área de desembarque internacional do Aeroporto de Narita e chegou à rede ferroviária japonesa. Desde de 24 de abril, os displays podem ser vistos nas seções Shinkansen das estações de Tóquio, Shinagawa, Nagoya, Kyoto e Shin Osaka, com seis novos designs, elevando o número total de séries representadas para 17 (de acordo com a lista completa de títulos citada acima).

Os paineis de melhores mangás selecionados também destacam o ponto abordado. Sailor Moon, por exemplo, está vestida com um quimono no pôster, onde explica que o lado esquerdo do quimono e do robe (yukata) se sobrepõe ao direito, mesmo para mulheres. Da mesma forma, a Major Kusanagi, de Ghost in the Shell, levanta uma taça de saquê enquanto informa a todos que a idade legal para beber no Japão é 20 anos.
Uma ampla gama de tópicos é abordada – alguns dos quais são regras que causarão verdadeira ofensa se não forem seguidas, como a explicação de que você deve lavar o corpo antes de entrar no banho comunitário em banheiros públicos ou fontes termais, ou que há lugares no Japão onde você será obrigado a tirar os sapatos antes de entrar. Ou ainda que você deve cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir.
Outras regras
Outras regras de etiqueta são um pouco mais voltadas para conselhos para ajudar você a aproveitar ao máximo sua estadia no Japão, como Chiikawa ensinando aos visitantes que “Kanpai!” é o que se diz em um brinde ao beber com alguém no Japão, ou Shinra, do Fire Force, ensinando que não há problema em comer macarrão japonês fazendo barulho.
Ainda sobre etiqueta à mesa, ao comer comida japonesa, você pode segurar a tigela de arroz ou sopa com as mãos, segundo Meliodas, do The Seven Deadly Sins, e até mesmo comer sushi com as mão ou com hashis dependendo da habilidade de cada visitante, como mostra o jovem sushiman Shota Sekiguchi, do mangá Shota no Sushi.
Alguns paineis do projeto são mais voltados à segurança do que à etiqueta, mas ainda assim são bastante explicativos. O lembrete do motociclista Kaneda, de Akira, de que os veículos dirigem à esquerda no Japão é especialmente importante se você for um visitante do Brasil, por exemplo, onde os veículos dirigem pela direita, seguindo o sistema de mão francesa.
Então, você precisará se lembrar de reverter sua memória e olhar primeiro para a direita para verificar o tráfego ao atravessar a rua, e não para a esquerda, como faria em casa. Essa regra de trânsito do Japão também leva ao costume dos japoneses andarem à esquerda nas calçadas, nos corredores das estações e assim por diante.
Algumas dicas também se concentram mais na etiqueta do metrô. O Titã Colossal, de Attack on Titan, por exemplo, alerta os passageiros a não ficarem muito perto das grades, enquanto Migi, de Parasyte, forma uma fila para lembrar aos visitantes de esperarem na fila antes de embarcar em trens ou ônibus.
A dica de boas maneiras de Sakura Cardcaptor, que aconselha uma reverência a 45 graus para demonstrar gratidão, provavelmente é a mais exagerada, pois uma reflexão menos acentuada para os visitantes que pretendem demonstrar agradecimento, como aos funcionários do restaurante no final de uma refeição ou ao receberem ajuda para encontrar a saída de uma estação ou localizar um ponto turístico, seria totalmente aceitável e mais natural. Mas, no mangá Cardcaptor Sakura, uma reverência a 45 graus está em sintonia com a personalidade sincera e pura de Sakura.
Paineis Manga Manners
Os paineis Manga Manners são impossíveis de não serem vistos, com suas cores vibrantes branco, vermelho e preto, e personagens reconhecíveis. Muitos estão posicionados para chamar a atenção enquanto os visitantes naturalmente esperam pelos trens. Alguns paineis exigem a passagem pelas catracas para serem visualizados, mas muitos são acessíveis nas áreas públicas das estações.
Se você estiver visitando o Japão, fique de olho nos panfletos de edição limitada que estão sendo distribuídos aos viajantes internacionais nas estações de metrô participantes. Estes guias de bolso reúnem todas as 17 dicas em um só lugar — lembranças perfeitas, úteis e exclusivamente japonesas. Os mangás de boas maneiras ficarão em exposição até o final de junho, mas os conselhos que eles dão serão úteis independentemente de quando você estiver viajando pela Terra do Sol Nascente.
