Mangaka revela renda obtida na Shueisha
Você já se perguntou quanto um autor da Shueisha pode ganhar com um mangá? Essa é uma dúvida muito persistente na cabeça de muitos fãs de mangás. Qual será a renda de um autor que trabalha pra editoras gigantes como a Shueisha?
Recentemente o autor da série ”Satsuriku no Ou” foi ao Twitter sanar as dúvidas de muitos fãs de mangás onde o autor da Shueisha revela sua renda obtida com mangá.
Mangaka revela renda obtida na Shueisha
No tweet em questão, Yagikun forneceu aos seus seguidores as seguintes informações:
”11,536,000 ienes. Eu trabalhei na Shonen Jump Plus e acho que as taxas pelos manuscritos de ”Satsuriku no Ou” foram aproximadamente esse valor. Isso é por um ano e cinco meses. Use isto como referência. Ultrapassei as 1600 páginas no total e as ilustrações coloridas não foram pagas”
Como mencionado no tweet, ele recebeu 11,536,000 ienes (cerca de 73 mil doláres) dentro de um ano e cinco meses de trabalho com seu mangá. Porém, isso é muita coisa?
Vamos converter esse número, 11,536,000 ienes são R$ 406.806,66 que ele ganhou por 17 meses de trabalho, isso da R$ 23.929 por mês! Porém mangakás precisam ceder aos custos de produção de seu mangá, isso é, contratar assistentes para ajudar o artista em diversas partes do processo de produção do mangá, sem falar em outros custos como ferramentas de trabalho, alugar um espaço adequado para trabalho e por aí vai onde tudo vem do bolso do próprio autor.
Fazer tudo por conta própria significaria o colapso do autor porque ser um artista de mangá onde você cuida tanto da escrita quanto da arte é um trabalho árduo. E o Japão é um país onde o rendimento da pessoa é tributado, ou seja, artistas como Yagikun receberiam cerca de 20 ou 30% a menos levando em conta o seu salário, pois o salário mínimo de Tóquio é de 1,113 ienes atualmente. Quanto mais se ganha, mais se paga.
Por isso há artistas dizendo que é mais lucrativo trabalhar com doujins do que ser um mangaká profissional porque segundo esses artistas de doujins, a jornada de trabalho é mais flexível e menos custosa.
via X