Mangaká que Previu Desastre em Julho de 2025 diz que “Não é bem Assim”

Em abril nós contamos aqui a história do mangá Watashi ga Mita Mirai (O Futuro que eu Vi) da autora Ryo Tatsuki, que ficou famoso por prever que um enorme desastre natural vai ocorrer no Japão em Julho de 2025. E bom, com o mês se aproximando cada vez mais, a autora resolveu cancelar essa previsão!
O mangá original é de 1999 e é baseado em sonhos proféticos que Ryo teve, o que se diz é que ela previu que um desastre iria ocorrer em Março de 2011 e bom, em março daquele ano ocorreu o grande terremoto do Japão que foi um dos maiores desastres já vistos.
Em 2021 então o mangá foi relançado e essa nova edição dizia que um grande desastre vai ocorrer no dia 5 de julho de 2025! E isso é SEMANA QUE VEM! Em um sábado!

A previsão, feita pela mangaká japonesa Tatsuki Ryou, causou repercussão internacional e até impacto no turismo. No entanto, a própria autora agora recua e afirma que “não é uma data em que algo vá acontecer”.
Mangaká que Previu Desastre em Julho de 2025 diz que “Não é bem Assim”
A artista de 70 anos publicou recentemente um novo livro autobiográfico chamado Tenshi no Yuigon. Nele, ela comenta sobre a previsão feita em Watashi ga Mita Mirai Kanzenban, publicado em 2021, onde descrevia um sonho com um grande desastre no mar entre o Japão e as Filipinas, previsto para julho de 2025.
Na época, o livro afirmava que “o fundo do mar entre o Japão e as Filipinas explodiu subitamente” e que “uma onda gigante, cerca de três vezes maior que a do terremoto de 2011, atingiu países ao redor do Pacífico”. No posfácio, ela dizia: “Se o dia do sonho virar realidade, o próximo grande desastre ocorrerá em 5 de julho de 2025”.

Agora, Tatsuki afirma que essa data não deve ser interpretada como uma previsão exata. Segundo ela, “o que está no livro pode ter sido mal interpretado”, e sugere que o conteúdo foi apressado pela editora. Ela explica que “sonhar com uma data não significa que algo vá ocorrer exatamente nesse dia”.
Impacto no turismo e venda de livros
Essa profecia de desastre em 5 de julho de 2025 chegou a repercutir em Hong Kong, onde ganhou força com apoio de um famoso mestre de feng shui. Como consequência, o número de turistas vindos de Hong Kong para o Japão caiu, mesmo com o número total de visitantes batendo recordes.

Algumas companhias aéreas da região até reduziram ou cancelaram voos para o Japão no verão. A previsão assustou parte da população, que optou por evitar viagens durante esse período. Apesar da controvérsia, o livro vendeu mais de 1 milhão de cópias (incluindo edições digitais), com destaque nas livrarias e propagandas em trens no Japão.
Especialistas Comentam Previsão do Desastre
O chefe da Agência Meteorológica do Japão, Ryuichi Nomura, declarou em coletiva no dia 13 de junho que, com base no conhecimento científico atual, “não é possível prever data, local e intensidade de terremotos”. Ele alertou que “informações como essa devem ser tratadas como boatos”.
Ainda assim, o diretor reforçou a importância de estar sempre preparado, já que o Japão é um país com risco constante de desastres naturais: “É essencial que as pessoas aproveitem esse momento para revisar suas medidas de prevenção”.
Apoie a Você Sabia Anime via PIX: vocesabiaanime@gmail.com ou torne-se membro aqui. Ajude o site a continuar no ar!
