Mangadex diz que não vai virar um Crunchyroll

Mangadex diz que não vai virar um Crunchyroll — essa foi a resposta direta da equipe do site após uma série de preocupações levantadas pela comunidade, em meio à retirada de milhares de títulos da plataforma.
O portal, conhecido por oferecer mangás gratuitamente, recebeu uma solicitação de remoção que resultou na exclusão de cerca de mil obras. E em um FAQ publicado no site deles, o MangaDex respondeu várias das dúvidas dos usuários do site.
Mangadex diz que não vai virar um Crunchyroll
A equipe do MangaDex foi notificada pelos detentores dos direitos autorais de diversas obras, solicitando a retirada imediata de seus conteúdos. Ao todo, mais de mil mangás foram afetados diretamente. Apesar disso, Mangadex diz que não vai virar um Crunchyroll, tranquilizando os usuários sobre o futuro da plataforma.

Mas o que exatamente significa “não virar um Crunchyroll”? Para quem não sabe da história, o Crunchyroll era um site pirata de animes que depois se tornou legal e hoje é necessário que você pague para assistir animes lá. O MangaDex está apenas falando que eles não vão para esse caminho.
O Fakku é outro site que foi pelo mesmo caminho do Crunchyroll, antes um site pirata de mangás hentais, hoje é necessário uma assinatura para ler os mangás, já que o Fakku se tornou um serviço legal.
Porque as pessoas não foram avisadas das Remoções dos Mangás?

Segundo a equipe, como um serviço de hospedagem, o MangaDex não tem permissão legal para emitir alertas prévios antes de cumprir as solicitações de remoção (DMCA). Os responsáveis por uploads são notificados somente após a exclusão e têm até 14 dias para apresentar uma contranotificação, caso queiram tentar restaurar o conteúdo.
O futuro do MangaDex e a relação com a NamiComi
Um dos pontos que gerou especulação foi a entrada da NamiComi na administração do site. A verdade é que não houve uma venda — a NamiComi apenas assumiu a gestão do MangaDex por conta do aumento repentino no número de solicitações legais, após o fechamento de outros agregadores populares. Ainda assim, Mangadex diz que não vai virar um Crunchyroll, reforçando que continuará operando de forma independente.
E quanto à privacidade dos usuários?

Outra preocupação foi sobre a possível entrega de dados pessoais aos detentores dos direitos ou a terceiros. O MangaDex foi claro: não vende dados, e só fornece informações em caso de ordem judicial válida, como uma intimação.
Mudanças na experiência do usuário
Usuários também relataram a perda de marcadores de leitura e progresso após as remoções. A equipe garantiu que está desenvolvendo ferramentas para restaurar esses dados em breve. Além disso, foi adicionada uma nova opção no sistema de uploads, reforçando a necessidade de cumprir as diretrizes de uso e evitar violações de copyright.
O MangaDex diz que o site não vai acabar, mas vamos ver o que o futuro reserva.
Ajude a manter a Você Sabia Anime no ar! Faça uma doação via PIX para vocesabiaanime@gmail.com ou torne-se um de nossos apoiadores acessando este link. Seu apoio faz toda a diferença!
