Mangá Sasaki to Miyano é Banido de Escola nos EUA
No ano passado, o senado da Flórida nos Estados Unidos aprovou uma lei que da autoridade as escolas a banir livros que considerem inapropriados e nesses últimos dias uma escola em Brevard resolveu proibir 3 novos livros, sendo um deles o mangá Sasaki to Miyano.
Porém o que queremos destacar aqui é o motivo do banimento do mangá Sasaki to Miyano pela escola mas antes de falar do motivo principal vamos destacar que uma das pessoas que votou pelo banimento do mangá disse “não entender porque a tradução do mangá do japonês estava sendo lido da direita para a esquerda”.
Mangá Sasaki to Miyano é Banido de Escola nos EUA
Recentemente, após uma reunião com o Comitê de Crítica de Livros da Flórida, o Conselho Escolar do Condado de Brevard votou pela remoção de alguns livros das bibliotecas escolares, incluindo o mangá Sasaki e Miyano. A decisão se baseou na temática LGBTQ+ do mangá, que retrata um relacionamento entre dois adolescentes do sexo masculino.
A votação terminou em 3-2 a favor da remoção, apesar da recomendação contrária do comitê. Jennifer Jenkins, membro do Conselho que votou contra a proibição, criticou abertamente a decisão, apontando até que um dos membros não entendia a leitura da direita para a esquerda do mangá japonês.
Sasaki e Miyano, lançado em 2016, retrata o romance entre dois colegas de ensino médio. Embora não contenha material explícito, o mangá foi alvo de controvérsia no Conselho Escolar, que o considerou “ofensivo” e potencialmente prejudicial aos alunos por tratar de orientação sexual. Um membro do conselho também afirmou que a homossexualidade não deveria ser discutida nas escolas e que a orientação sexual deveria ser abordada apenas em casa. A remoção do mangá gerou críticas, com uma conselheira alertando que as proibições estão se intensificando.
A remoção de Sasaki e Miyano se soma a um número crescente de proibições de mangás nos EUA. Diferente de outras restrições baseadas em conteúdo gráfico, esse título não contém material explícito, sendo removido por motivos de “ofensa potencial”. Outros livros, como Damsel e People Kill People, também foram banidos por temas considerados inadequados.
Curiosamente, o Conselho ofereceu alternativas como Sailor Moon e Chainsaw Man, ambos contendo elementos que também poderiam ser considerados controversos, como romance lésbico e violência gráfica. O mangá de Sasaki to Miyano é publicado no Brasil e você pode comprar os volumes aqui.
via Comic Book
- Nos siga no Google News para receber nossas últimas notícias direto no seu feed
- Vire Membro aqui e navegue no site sem propagandas