Mundo Manga

Mangá que Previa Desastre Gerou Milhões para a Autora

Compartilhe esse Post!

Mangá que Previa Desastre Gerou Milhões para a Autora

Todos conhecem o que o mangá Watashi ga Mita Mirai correto? Esse mangá publicado por Tatsuki Ryo é baseado em sonhos proféticos da autora e ela teria sonhado com um “grande desastre em março de 2011” (quando ocorreu o grande terremoto no Japão), e mais recentemente o mangá teria previsto um desastre pro dia 5 de julho de 2025.

O alarde tomou proporções nacionais. O temor de um suposto desastre no dia 5 de julho se espalhou por todo o Japão e também por países vizinhos. O assunto virou tendência nas redes sociais chinesas, como o Weibo, levando turistas de Hong Kong a cancelarem suas viagens e empresas aéreas a suspenderem voos. A Hong Kong Airlines, por exemplo, cancelou as operações entre Hong Kong e Sendai até o final de outubro.

Mas como todos sabem, dia 5 de julho veio, passou e agora está no passado e nada aconteceu (o que é bom), mas como ficou a autora?

Mangá que Previa Desastre Gerou Milhões para a Autora

Autora de Mangá que Previu Grande Desastre para Julho de 2025 Lucrou Milhões

O livro de Tatsuki Ryo, “Watashi ga Mita Mirai – Complete Edition”, lançado em 2021, vendeu mais de 1,06 milhão de cópias, incluindo a versão digital. Com preço de capa de 1.200 ienes e uma estimativa de 10% de royalties, a autora teria arrecadado aproximadamente 127 milhões de ienes (aproximadamente R$ 4.819.769,38), podendo ter ficado com mais de 60 milhões mesmo após impostos. A editora Asuka Shinsha também teria lucrado cerca de 400 milhões de ienes.

Apesar disso, Tatsuki declarou à revista FLASH que “aquele livro não é uma profecia” e afirmou que sua vida “não mudou em nada”. Ainda assim, seu novo livro “Tenshi no Yuigon”, lançado em 15 de junho, entrou para o top 10 de vendas no Japão.

Youtubers espirituais lucraram com o 5 de julho

mangaka que previu desastre em julho de 2025 diz que nao e bem assim

Enquanto muitos perderam, outros aproveitaram a onda de pânico. Youtubers do nicho espiritual e teóricos da conspiração lançaram uma enxurrada de vídeos sobre o 5 de julho, acumulando milhões de visualizações. Estima-se que alguns canais tenham faturado até 10 milhões de ienes apenas com receita de anúncios.

Houve ainda quem organizasse grandes eventos baseados na previsão, transformando o medo coletivo em uma oportunidade de negócios. “Ao combinar uma data, cidade e desastre, qualquer um pode criar uma previsão convincente. Repetindo essa fórmula, os vídeos explodem em visualizações e rendem fortunas. Para quem ignora a ética, o conteúdo espiritual se mostra a ferramenta de monetização mais poderosa da internet”, afirmou um “especialista” em YouTube ao Yahoo News.

Essa foi a reação dos japoneses com a notícia:

  • “É realmente um mistério como isso se tornou algo tão grande.”
  • “Devia ser proibido lançar livros que só servem para espalhar medo.”
  • “Ela lucra enquanto os outros têm prejuízo… isso sim é ser uma cidadã de primeira classe.”
  • “Uma mulher que causou 5600 bilhões de ienes de prejuízo para ganhar 100 milhões.”
  • “Qual é a desculpa dos inúmeros YouTubers que embarcaram nessa?”
  • “Um botão que te dá 100 milhões de ienes em troca de um prejuízo de 5600 bilhões para o país.”
  • “Quem diria que teria tanta gente que acredita em uma história que alguém sonhou?”
  • “Em vez de reclamar da mulher, que tal lamentar o nível baixo dos japoneses que acreditam nessas coisas?”
  • “Ela ganhou bem mais do que só 100 milhões em royalties, com certeza.”
  • “É estranho como a grande mídia que ajudou a espalhar isso tudo não é criticada. Já pensava nisso antes, mas deveriam criar uma lei para punir severamente a mídia quando causa confusão na sociedade.”
  • “E aquele mestre de feng shui de Hong Kong ou Taiwan que espalhou isso… como será que ele está agora?”

Okatani Hiroki que faz parte do canal de notícias NHK disse que terremotos tem acontecido um após o outro na região de Kagoshima mas que isso nada tem a ver com a tal previsão desse mangá, e que as pessoas não deveriam espalhar essas histórias.

Bom, de qualquer forma, ainda bem que nada aconteceu!


Apoie a Você Sabia Anime via PIX: vocesabiaanime@gmail.com ou torne-se membro aqui. Ajude o site a continuar no ar!