Mundo Manga

Mangá é Cancelado por suposta pressão de Grupo Religioso

Mangá é Cancelado por suposta pressão de Grupo Religioso

A revista Weekly Flash informou em seu site e na edição de 19 de abril que a Shueisha removeu “Kami-sama ” de Mariko Kikuchi no Iru Ie de Sodachimashita ~Shūkyō 2-Sei na Watashi-tachi~ da plataforma Yomitai em fevereiro, após suposta reação da controversa organização religiosa Happy Science (Kōfuku no Kagaku) .

O mangá de conta uma história diferente sobre uma fé diferente a cada capítulo e se concentra em crianças que nasceram em uma religião devido a seus pais praticarem a fé e que não tiveram escolha em sua entrada na religião. Kikuchi (também criadora de A Life Turned Upside Down: My Dad’s an Alcoholic ) se baseia em sua própria experiência de ter nascido em uma religião e em entrevistas que realizou com ex-membros de grupos religiosos.

O mangá foi lançado na plataforma Yomitai em 22 de setembro e publicou o seu quinto capítulo em 26 de janeiro. O departamento editorial removeu o capítulo em 10 de fevereiro e pediu desculpas por “ofender uma religião ou grupo de crentes em particular”. Os editores declararam em 17 de março que os outros capítulos seriam removidos devido a “verificação de fatos insuficiente”. As declarações não mencionam a Happy Science.

Kikuchi disse ao Flash que seu editor inicialmente lhe disse para mudar os desenhos do altar e da instituição no capítulo 5. Mais tarde, no entanto, ela foi informada de repente para revisar todo o mangá. Ela também foi informada de que entrevistar uma única pessoa era pesquisa insuficiente, mas não recebeu resposta quando perguntou quantos entrevistados eram suficientes. Ela disse que se recusou a alterar o mangá e pediu para encerrar a serialização, percebendo as edições como um meio de suprimir as vozes daqueles que deixaram os grupos religiosos.

Kikuchi argumentou que o mangá não pretendia ser uma crítica aos grupos, mas uma representação de uma história de vida pessoal. “A essa luz, acho que seria estranho mostrar consideração excessiva em relação a grupos religiosos. Até a Shueisha entendeu que eles estavam dizendo algo irracional, mas suponho que tenham ido longe demais para recuar agora”.

Kikuchi disse que não tinha permissão para declarar o nome da organização que protestava ou o conteúdo de suas críticas. De acordo com o pesquisador do grupo religioso Yoshirō Fujikura, a situação evoca as táticas de pressão da Happy Science, que exerceram um efeito inquietante na mídia japonesa nos últimos anos. “Olhando para trás nos últimos 1-2 anos, mesmo quando houve escândalos relacionados a grupos religiosos, seus nomes não são relatados. Vários veículos relataram o caso de Kikuchi, mas nenhum mencionou a Happy Science pelo nome”.

O departamento de relações públicas da Happy Science disse ao Flash que está ciente do mangá de Kikuchi, mas afirma que a Shueisha tomou suas decisões de forma independente. “O mangá de Kikuchi contém inúmeras imprecisões factuais e um retrato injusto e negativo da fé e seus ensinamentos. Também confunde a questão das crianças que buscam a independência de seus pais com a questão da fé religiosa. Em relação à decisão de removê-la, acreditamos que a Shueisha chegou a essa conclusão por meio de discussão independente”.

A Shueisha alegou ao Flash que encerrou a serialização devido à verificação insuficiente de fatos, mas se recusou a mencionar quem apontou as supostas imprecisões.

Kikuchi acredita que o incidente é preocupante para a liberdade artística. “Está se tornando um tabu lidar com religião”, alertou. “Sou firmemente contra alterar uma história de acordo com o que um grupo religioso dita. Tornou-se tão inadmissível retratar a religião como um tema, então a liberdade de expressão já foi corroída a tal ponto que só existe no nome”. Mais tarde, ela esclareceu no Twitter que é grata ao departamento editorial por protegê-la, embora desejasse que eles pudessem ter protegido o mangá também.

Yoshiro Fujikura, o proprietário do blog Quase Daily Cult News, está indignado com a forma como a Shueisha está lidando com a situação, dizendo ao Smart Flash que “é pior temer o culto mais do que o necessário, e o maior problema é que a Shueisha não protegeu o trabalho ou o autor”.

Em seu blog, ele acrescentou: “Há uma grande possibilidade de que o culto use este caso para protestar contra qualquer expressão, mesmo por uma pessoa completamente diferente”.

“A resposta da Shueisha pode prejudicar a ‘liberdade de expressão’ em uma ampla gama no futuro”, disse ele. “A maneira mais eficaz de proteger a expressão é continuar a expressão”.

Além disso, Fujikura afirmou ao Smart Flash que o estado da atual atrofia da mídia japonesa é tremendo e muitas empresas – assim como nos Estados Unidos – são fracas.

“Nos últimos dois anos, mesmo que um grupo religioso cause um escândalo, seu nome nem é divulgado”, disse ele. “Vários meios de comunicação também escreveram sobre o caso da Sra. Kikuchi, mas nenhum deles mencionou o ‘Happy Science’”.”

Ele concluiu: “O protesto do culto era esperado, e a resposta da Shueisha estava totalmente errada”.

A Happy Science está sob escrutínio por suas práticas e táticas de recrutamento coercitivas no passado. Por meio de seu partido político, o Happiness Realization Party, o grupo defendeu a dissuasão nuclear e pediu a emenda e a remoção do artigo pacifista 9 da constituição do Japão. Recentemente, o grupo ofereceu “vacinas” espirituais que, segundo ele, podem curar a nova doença do coronavírus (COVID-19).

Post acima é uma tradução de trechos das matérias do ann e Bounding into Comics

Olha isso! A Attack Comic Shop está SEMPRE com uma página onde mostra vários mangás, comics e novels com no mínimo 10% de desconto!

Clique aqui e enfim confira as ofertas deles!

attack comic shop vsa

Arigas Yuushas e Maous!

Por fim, MIL ARIGAS à todos os Yuusha e Maou que viraram membros no site da Você Sabia Anime!

Agora além de virar membro é possível ajudar diretamente a Você Sabia Anime, dessa forma trazendo ainda mais conteúdo para você, você pode apenas doar para o pix [email protected], agradecemos imensamente toda ajuda!

Hoss

Hoss é o criador da Você Sabia Anime, formado em Design, está estudando japonês, talvez coreano, está treinando desenho em uma mesa e começou a fazer lives no Youtube