Anime de Kusuriya no Hitorigoto gera polêmica entre asiáticos
Uma das estreias da temporada de outono é Kusuriya no Hitorigoto, que, a história se passa na China antiga, e já se passaram alguns meses desde que uma garota de 17 anos conhecida como Maomao foi sequestrada e forçada a trabalhar como criada de baixo escalão no palácio do imperador.
Kusuriya no Hitorigoto gera polêmica entre asiáticos
Essa série gerou uma polêmica gigantesca entre japoneses, chineses e sul-coreanos quando o autor da franquia, Natsu Hyuuga, publicou o seguinte em seu perfil do X:
”Um pequeno comentário sobre Kusuriya no Hitorigoto. É apenas um mundo fictício de estilo continental, então coloquei muitas coisas que pessoas conhecedoras entenderão. A cultura é moderna, mas os trajes são inspirados nos da Dinastia Tang, e há coisas dos primeiros tempos, como chocolates. Além disso, existem muitos usos do katakana.”
薬屋のちょこっと解説。
あくまで大陸風の架空世界なので、知ってる人にはわかるトンデモをたくさん入れてる。
文化は近世ですが、衣装は唐代のものをモデルにしたり、序盤のチョコレートとか出したり。
あとカタカナ多いですが
裳(スカート)
帳(カーテン)
乳酪(バター)
と翻訳されております。— 日向夏🐗 (@NaMelanza) October 21, 2023
Esse comentário do autor deixou muitas pessoas doidas, dizendo que a história é claramente baseada na China.
”Por que você diz que isso é continental quando é claramente estilo chinês? Por que você usa o estilo chinês, mas evita admitir que é um elemento chinês? Estaria tudo bem se eu classificasse suas roupas japonesas como continentais? Por favor, descreva-o claramente! Pare com essa apropriação cultural!”
”Por que você não quer admitir que tem sede na China? Se dizer o nome da China faz seus lábios queimarem, então você não deveria ganhar dinheiro usando elementos característicos da China, que é a apropriação cultural”
”É tão difícil de dizer que é ”um estilo baseado na China” quando se tem um mundo onde aparece a Cidade proibida e um grande número de personagens vestidos com trajes chineses? Do que você tem tanto medo? O que significa ganhar dinheiro usando a cultura da China sem mencioná-la diretamente? Quando você deixará de ser tão intolerante com a China?”
”As roupas de Kusuriya no Hitorigoto não são apenas da Dinastia Tang, mas também da Dinastia Ming. A roupa que Maomao usa é um hanfu da Dinastia Ming.”
Sul-coreanos entraram na briga afirmando que Kusuriya no Hitorigoto era baseado em Jang-geum, que, de acordo com a Wikipedia, foi supostamente a primeira mulher médica real na história coreana. Ela é considerada uma pessoa importante na história coreana, embora haja poucas informações sobre ela.
Agora vamos dar uma olhada nos comentários dos japoneses no fórum Yaraon:
“De certa forma, eu sabia que algo assim aconteceria.”
“A Coreia também tinha eunucos?”
“Gostar de explorar as origens pode ser uma característica dos asiáticos.”
“Bem, é no estilo chinês, mas…”
“Não tenho muitas oportunidades de assistir a dramas chineses, então não posso fazer nada.”
“Tanto os chineses quanto os coreanos são problemáticos, né?”
“Se não houvesse coreanos envolvidos nessa controvérsia, isso teria sido resolvido facilmente…”
“Já houve um anime de fantasia baseado em um mangá shoujo que tinha uma vibe de drama coreano, certo?”
”Até agora, o Twitter do autor nunca foi uma guerra de polêmica. Era um lugar para os fãs conversarem amigavelmente. Agora que existe uma adaptação para anime, esse é o estrago que ela está causando”
Como vocês podem ver, o anime causou uma baita polêmica na internet asiática.
Fonte: Yaraon
SEJA MEMBRO Yuusha Eterno de R$ 99 por R$ 60! Só enviar um Pix e comprovante para e veja o site sem Propaganda para sempre [email protected]